quarta-feira, 14 de outubro de 2009

MORENO: VÍTIMA DA VIOLÊNCIA

Quando a presença do Poder Público é fraca, o crime consegue instalar-se mais facilmente. São os chamados espaços segregados, áreas urbanas em que a infra-estrutura urbana de equipamentos e serviços (saneamento básico, sistema viário, energia elétrica e iluminação pública, transporte, lazer, equipamentos culturais, segurança pública e acesso à justiça) é precária ou insuficiente, e há baixa oferta de postos de trabalho.
Tudo isso não é exclusividade só de Moreno
ocorre em toda a América Latina, em intensidades diferentes. Mas não é só a pobreza que causa a violência. Se assim fosse, áreas extremamente pobres do Nordeste não apresentariam, como apresentam, índices de violência muito menores do que aqueles verificados em áreas como São Paulo, Rio de Janeiro e outras grandes cidades. E o País estaria completamente desestruturado, caso toda a população de baixa renda ou que está abaixo da linha de pobreza começasse a cometer crimes.
O problema não está no desemprego propriamente dito . Mas no desemprego de ingresso – quando o jovem procura o primeiro emprego, objetivando sua inserção no mercado formal de trabalho, e não obtém sucesso – tem relação direta com o aumento da violência, porque torna o jovem mais vulnerável ao ingresso na criminalidade. Na verdade, o desemprego, ou o subemprego, mexe com a auto-estima do jovem e o faz pensar em outras formas de conseguir espaço na sociedade, de ser, enfim, reconhecido.
Sem conseguir entrar no mercado de trabalho, recebendo um estímulo forte para o consumo, sem modelos próximos que se contraponham ao que o crime oferece (o apoio, o sentimento de pertencer a um grupo, o poder que uma arma representa, o prestígio) um indivíduo em formação torna-se mais vulnerável.
O crescimento do tráfico de drogas em MORENO é outro fator relevante no aumento de crimes violentos.
E, ainda, outro fator que infla o número de homicídios é a disseminação das armas de fogo, principalmente das armas leves que chegam facilmente nas mãos e que com frequência acabam tirando a vida de pessoas que tentam levam um vida digna, ganhando dinheiro com o suor do seu trabalho.

Um comentário:

  1. É muito triste que uma cidade como Moreno esteja em tanto abandono, principamente em relação a segurança pública. É nítida a falta de ação policial e principalmente o descaso em relação aos crimes que vem acontecendo. Espero que o crime ocorrido na ultima semana não caia no descaso.

    ResponderExcluir