domingo, 4 de outubro de 2009

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO


Se os professores não tomarem cuidado irão terminar como o restante dos trabalhadores do nosso pais que só possuem o direito de serem os escravos dos tempos modernos. Os poucos direitos que os professores ainda tem vem sendo suprimidos .
- A gestão estadual por exemplo é lenta e autoritária:
prorrogou, por decreto, o mandato dos atuais diretores das escolas em mais 1 ano e 77 dias ;
Não aplica os 25% vinculados á educação na manutenção e desenvolvimento do ensino;
Não aplica integralmente a lei do PISO SALARIAL DA CATEGORIA
PAGA O PIOR PISO SALARIAL DO PAÍS;
Opta pela competição, premiação e punição em detrimento da cooperação, valorização e participação da comunidade escolar.
COMO EM MORENO A SITUAÇÃO NÃO É MUITO DIFERENTE TEMOS QUE FICAR DE OLHO E GARANTIR AS ELEIÇÃO DE DIRETOR E VICE-DIRETOR QUE ESTÁ PREVISTA PARA O FINAL DESTE ANO EM MORENO.

Um comentário:

  1. DEMOCRACIA, REFERENDO E PLEBICITO

    DEMOCRACIA: 1. Governo do povo; soberania popular; democratismo. [Cf. vulgocracia. ]
    2. Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, i. e., dos poderes de decisão e de execução; democratismo. [Cf. (nesta acepç.) ditadura (1).]
    3. País cujo regime é democrático.


    REFERENDO: Polít. “Direito que têm os cidadãos de se pronunciar diretamente a respeito das questões de interesse geral”.

    PLEBICITO: 2 Modernamente, resolução submetida à apreciação do povo.
    3.Voto do povo, por sim ou não, sobre uma proposta que lhe seja apresentada.
    (PESQUISA DE PALAVRAS CONFORME O DICIONÁRIO ÁURELIO)

    SE OS SENHORES GESTORES (em Moreno são muitos!) DE VEZ EM QUANDO DESSEM UMA OLHADINHA NO DICIONÁRIO, VERIFICARIAM ALGUMAS PALAVRAS “MÁGICAS” QUE DEVERIAM NORTEAR UMA GESTÃO DITA DEMOCRÁTICA, TAIS COMO: “DEMOCRACIA”, ”PLEBICITO” “REFERENDO”... DAR-SE-IAM CONTA QUE MAIS UMA VEZ É A COMUNIDADE ESCOLAR QUEM PERDE E SOFRE COM ESSA ARBITRARIEDADE QUE ESTARÁ SENDO IMPOSTA A POPULAÇÃO! AFINAL, QUEM CONVIVE COM A DIREÇÃO ESCOLAR SEJA A NÍVEL MUNICIPAL OU ESTADUAL SÃO: PROFESSORES, ALUNOS, PAIS E FUNCIONÁRIOS EM GERAL! NÃO É FÁCIL “ENGOLIR” UMA GESTÃO DE DIRETORES DESGASTADA (a gestão de diretor e vice é um casamento...quando este casamento se desgasta é um sacrifício mante-lo até o final dos 2 anos! E quem sofre as conseqüências é a comunidade escolar!!!) POR 2 ANOS IMAGINEM 3 OU MAIS! AS DIRETORAS DA ESCOLA QUE LECIONO SÃO ÓTIMAS! NADA CONTRA SUA PERMANENCIA NA GESTÃO. MAS, E AS ESCOLAS QUE ESTÃO VIVENDO O “INFERNO DE DANTE” COM SEUS DIRETORES?!
    ENTRETANTO, VALE DESTACAR QUE TAL ARBITRARIEDADE TEM SUAS VANTAGENS P/ A POLÍTICA... PROFESSORES SÃO FORMADORES DE OPNIÃO E EM SUA MAIORIA SÃO PESSOAS CRÍTICAS. DIRETORES INDICADOS SE TORNARÃO UM NOVO MODELO DE “CCs”, OU SEJA, TERÃO UMA CARTILHA P/ LER E TERÃO QUE LER AO “PÉ DA LETRA” DO CONTRÁRIO...
    A SITUAÇÃO É SERIA, GRITANTE E É NECESSÁRIO QUE ALGO SEJA FEITO OU QUE ALGUEM FAÇA ALGUMA COISA... MAS, QUEM?! QUEM PODERÁ NOS AJUDAAAAAR!? COM QUEM PODEMOS CONTAR?!
    “GESTÃO DEMOCRÁTICA, É UMA GESTÃO ESCOLHIDA PELO POVO!”(neste caso, a comunidade escolar) QUEREMOS CONTINUAR TENDO DIREITO A ESSE DIREITO!!!

    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir