sexta-feira, 6 de novembro de 2009

NO NATAL SALVEMOS O CAPITALISMO


Qualquer pessoa pode ter as suas opiniões próprias( questão discutíveis, diga-se , como também i vostri giudizi); o que não se pode e ter o seus fatos prórios. Para historia recente do capitalismo, é fato que - mais ou menos desde o início da década de setenta- instalou-se a tendência da diminuição da taxa média de lucro. basta pesquisar bem em uma boa fonte de informação e de análise económica- vá na Internet, e localize textos de bons e honestos autores ou estatisticas trabalhadas por instituições idôneas - que fica claro o fato da existência desta tendência. Ou ainda - se é possível conversar com um empresário que represente uma média ou grande corporação - esta constatação pode se ouvida de alguém queixoso de que o seu capital não está se reproduzindo com a amplitude que seria de se esperar, dentro da lógica natural da lucratividade. Já se disse que o capitalismo vive do excesso de consumo, o que exige, pra formar o par lógico, que exista uma permanente reprodução ampliada da produção, que só pode ocorrer com uma alta taxa de lucro, já que botar para funcionar o capital produtivo dá trabalho e traz complicações. Para compensar, a taxa de lucro tem de ser bem alta. ( Com o capital financeiro, a abstração prevalece, não havendo necessidade de construir edificações ; instalar maquinaria; contratar empregados etc).
O que o consenso de Washington fez, foi conceder estratégias para conter o declínio da taxa de lucro que andava apavorando os industriais, principalmente. as estratégias do ajuste e da reestruturação das economias dos países da periferia, ou países do capitalismo subordinado, caso do Brasil , foram implantadas, aqui mais , acolá menos. Tudo em nome da modernização , ou melhor em nome de todos ficarem atualizados com os tempos do fim da história. que alinhem-se todos a nova ordem( a definitiva e última segundo os autores, seguindo a tese do Francis Fukuyama ), essa era a ordem.
E vamos ao consumo, mesmo sem dinheiro; pois, para que existe o cartão de crédito ? Pesquisa revelada em outubro/2009 , aponta claramente que a expansão das operações no cartão de crédito aumenta a inadimplência da pessoa física. Há uma perda no nível de qualidade do endividamento das famílias brasileiras . Seu Templo? Os Shopping Centers, ou "chopis Centis" , como falavam os mamonas assassinas . O natal mais uma vez está aí, e vamos salvar o capitalismo de mais um tombo, dos vários que ainda vai tomar destruído-se a cada queda, como previu MARX,

Nenhum comentário:

Postar um comentário