quinta-feira, 24 de junho de 2010

MORENO EM FOCO


Caros amigos

Vejo noticias e comentários de muitos companheiros sobre os efeitos das enchentes aqui em Moreno e em vários Municípios da Zona da Mata e tudo me fez lembrar o que houve em 2005.

Por tudo que houve e pelo que vem acontecendo na Zona da Mata, continua pairando uma ameaça sobre as cabeças dos morenenses, sobretudo daqueles que residem nas comunidades da Cambonge, Tamboatá, Conceição, Galinha d'Água, Nossa Senhora de Fátima, ABC, como foi noticiado por vocês no LEOECIA. Pois bem, diante do que vem ocorrendo em cidades como Palmares, Cortês, Ipojuca e outras cidades da Mata de Pernambuco, entendo ser necessário que a sociedade morenense e o Governo Municipal (Câmara e Prefeitura) se mobilizem.

Ouço falar na necessidade de adotar-se soluções “técnicas para conter o avanço das águas”, a exemplo da construção de “CALHAS NAS MARGENS DOS RIOS, como aconteceu com o Rio Capibaribe”; “investimento em BARRAGENS SECAS PARA A CONTENÇÃO DE ENCHENTES.”; em canalização de córregos, dragagem e desassoreamento de rios e canais, contenção de encostas, tudo isso como obras e ações de contenção de enchentes. Não bastaria medidas como a limpeza de canais ou ações educativas junto à população.

Lembro que no ano passado o Governo Municipal falou na retomada do Comitê de Gestão da Bacia do Rio Jaboatão, com o objetivo de implementar ações visando à regularização do curso do Rio Jaboatão, bem assim a Construção das Barragens previstas no Engenho Pinto ou no Engenho Pereira, que visa o abastecimento de água, mas ainda a contenção de enchentes do Rio Jaboatão.

A sociedade precisa saber como anda, e se andam, as providências para viabilizar tais providências, tais como a defendida determinação de buscar a intercessão do Governador Eduardo Campos, junto aos Deputados pernambucanos e ao Governo Federal, com o propósito de obter os recursos necessários com o fito de viabilizar projetos técnicos, capazes de promover a contenção de enchentes em nosso Município.

A mobilização da sociedade e do Governo, com a audiência de técnicos e autoridades especializadas, quem sabe, apontem para as soluções mencionadas anteriormente, do tipo construção de barragens para a contenção de enchentes (Barragem no Engenho Pinto ou Pereira), canalização de córregos, dragagem e desassoreamento de rios e canais.

É claro, necessário que haja Projetos que viabilizam o conveniamento com o Órgão Federal competente.

Presumo que existam tais projetos ou, se não existem, que os mesmos sejam elaborados.

Contudo, entendo que a sociedade e o Governo Municipal, de forma articulada,devem agir, o que me leva a defender que devemos provocar isso, com a mobilização dos morenenses, para evitar novo desastre em Moreno.

ARI CAMPOS, CIDADÃO MORENENSE.

Moreno, 24

Um comentário:

  1. Realmente, é um absurdo o que está acontecendo aqui em Moreno. O descaso dos poderes públicos é enorme.

    ResponderExcluir