segunda-feira, 7 de março de 2011

ORIGEM DO CARNAVAL



O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

2 comentários:

  1. gosto muito desse jornal!!!só que vcs gostam muito de criticar as formas que os mandatarios de moreno faz politica. mais esquecem de quem os colocou no poder foram os próprios morradores daí que só vota em aves de rapina são eleitores de leilão de votos. "tenho um amigo aí muito inteligente e o povo nunca elegeu ele a propria biblia diz o seguinte o povo merece o governante que têm

    ResponderExcluir
  2. temos eleições para puder ressolver isto mais o povo está mais acustumado em vota em politicos sm compromisso isto facilitam a entrada de politicos com esse tipo de perfil igual aos proprios eleitores e a populaçaõ agradece
    poíslá esta´a cara do povo um analfabeto. mostrando a cultura do povo. outro uns mercenários só pessam em dinheiro. outros como falsos profetas da´se vai!!!!!!

    ResponderExcluir