quinta-feira, 10 de março de 2011

POLÍTICA DO PÃO E CIRCO


No Império Romano quando o momento era de crise, tudo era escasso, para o povo se acalmar, não reclamar e, não se revoltar contra o poder dominante da época, era utilizado a política do "pão e circo", ou seja, eram construídas enormes arenas (Coliseu), nas quais se realizavam os sangrentos espetáculos dos gladiadores (escravos treinados para matar ou morrer, e suas vidas ficavam na dependência da platéia, que com um indicador do polegar determinava se deveriam viver ou morrer (vide o filme O gladiador). Esses espetáculos envolviam homens e animais selvagens. Também eram realizados eventos como corridas de bigas, quadrigas, acrobacias, bandas, palhaços e corridas de cavalos.
Enquanto o espetáculo acontecia, alguns servos eram incumbidos de jogar pão nas arquibancadas. Dessa forma o povo não reclamava dos problemas que os acometia ou alguma crise política que poderia estar em pauta no momento. Ao patrocinarem a diversão e a comida gratuita ao povo, o mesmo se esquecia, momentaneamente, desses problemas e, quando se lembrassem, os fervores do momento já havia passado. Dessa forma, o povo de barriga cheia e diversão garantida ficava mais calmo, pacífico e voltava para casa sem reclamar e protestar das injustiças sofridas, se sujeitando uma vez mais aos desmandos dos Césares da época e relegando as decisões importantes a esses líderes políticos sem participarem ativamente do processo.
Há mais de dois mil anos da sua origem essa prática parece ser infalível.

4 comentários:

  1. "Pão e Circo", prática antiga das autoridades políticas para alienar o povo!

    ResponderExcluir
  2. eita! não é que em moreno tá faltando o pão!! agente vez por outra tem circo.mais do jeito que as coisas vão vai faltar pão ,circo e o resto todo, na verdade o circo vai é pegar fogo. vamos tomar um atitude. vamos dá um basta.

    ResponderExcluir
  3. vamos dar um basta nesse grupo liderado por Fabinho,Campos , Roberto Moreno,prof valfrido entre outros. estão usando as praticas da juventude, da mudança, da solidariedade para ludibriar nosso povo pq não conseguem crescer de outra maneira, distribuindo a mentira do pão no circo que eles estão armando

    ResponderExcluir
  4. FABINHO KD AS TANTAS PROMESSAS QUE VC FAZIA AO POVO QD TAVA AO LADO DE VAVA RUFINO? NÃO VENHA FALAR EM TRAIÇÃO, QUE ISSO É COISA DE GENTE BURRO, SEJA INTELIGENTE.NÃO PODEMOS PERMITIR QUE ESSA HISTORIA SE REPITA COM GRUPOS CADA VEZ MAIS ORDINARIOS, QUE QUEREM GANHAR A SIMPATIA DO POVO,OFERECENDO MIGALHAS E TRANSFORMANDO A POLITICA EM UM ESPETÁCULO DE PROMESSAS E DE ORGIA, COMO É A FAMA DE FABINHO.

    ResponderExcluir