terça-feira, 5 de julho de 2011

CSU- MORENO/PE

TABLOIDE A-CENTELHA


Moreno-PE

RELATÓRIO SOBRE O PRÉDIO DO
CENTRO SOCIAL URBANO
(CSU ) ENCAMINHADO AO
REPRESENTANTE DO
MINISTÉRIO PÚBLICO DESTA
COMARCA, PARA AS DEVIDAS
PROVICÊNCIAS

O centro social urbano do Moreno, está localizado na comunidade do Cercado Grande, entre as comunidades da Vila liberdade, alto liberdade, Galinha D’agua e a chamada ocupação do CSU, que foi feita dentro de sua própria área. Sua construção foi feita nos anos 70, pelo governo do estado de Pernambuco.
A meta da criação dos centros sociais urbanos se deu para proporcionar ás comunidades carentes um melhor atendimento, entre outros: médico, odontológico, educacional, social e recreativo.

Nos dias atuais, encontra-se, ainda cedido ao município do Moreno. Entretanto, não se sabe por quais razões, o mesmo ficou abandonado pela atual administração,fato que causou a sua dilapidação; ficando inclusive, a mercê da ação de vândalos que fizeram toda a pilhagem do que lá se encontrava, como portas, janelas, linhas de sustentação do telhado, grades de proteção da entrada principal, toda louça sanitária, balcões , rede elétrica, vidros e equipamentos de iluminação. Em resumo, apenas as suas paredes ficaram de pé.
Na parte externa, o referido centro era dotado de quadras polidesportiva, com exelente iluminação , para atividades esportivas á noite; campo de futebol e ainda exelente vestiárias. Além de uma ampla área de terra de aproximadamente 5,0 hectares.
Não se sabe de quem partiu a autorização para que uma certa empresa de construção invadisse as quadras, o campo de futebol e as vestiárias.
Com a desativação, veio a dilapidação e a pilhagem dos seus equipamentos e, daí , atraiu as ações de traficantes e usuários de drogas , além da prática da prostituição, principalmente, a exploração de crianças e adolescentes, provocando o caos social naquelas comunidades, sem que nenhuma providência fosse adotada para conter os referidos acontecimentos.
Dito isto, necessário se faz que providências sejam adotados pelo representante do MP , nesta comarca, buscando junto aos orgõas comepetentes, ou sejam, governo municipal e estadual, onde deverá seruscada a recuperação das atividades diversas que ali existiam comtemplando toda sociedade morenense.

Edivaldo Cavalcante - OAB -PE - 10070
Marcos neri - OAB -PE - 13306

2 comentários:

  1. MARIA APARECIDA LEMOS MELO5 de julho de 2011 às 16:48

    Antes de mais nada quero parabenizar o Tablóide A-Centelha pela fabulosa matéria que corresponde a realidade nua, crua e triste de um local que poderia estar funcionando a pleno vapor como era até pelo menos 7 anos atrás. Eu mesma participei de diversas atividades, festejos, recreações, pois, a bem da verdade a gestão anterior respeitou os usuários e a parceria que tinha com o governo do estado, entretanto, o atual gestor, em momento nenhum se preocupou em manter o centro em atividade, não o interessou, assim como, estamos vendo a olhos nus e não digam que estou exagerando O ESTADO EM QUE SE ENCONTRA nossa cidade, nossa MORENO.
    Vamos aguardar os próximos acontecimentos, 2012 está chegando, certamente teremos muitas obras, muitas ruas asfaltadas, professores sendo pagos regularmente, e talvez, quem sabe, o povo mais uma vez faça a sua escolha, e ao que me consta, essa última completamente equivocada, eu também me equivoquei num momento de pura revolta, por esse motivo estou pedindo a Deus e aos seus anjos que iluminem os nossos amigos morenenses, e nós mesmos, hora é essa, a hora de mostrar nossa indignação extirpando aqueles que não sabem cuidar, respeitar e zelar a coisa pública, exemplo: CSU.
    AVANTE MORENO!
    Boa tarde e mais uma vez, parabéns A_ Centelha e sua equipe!

    Maria Aparecida Lemos Melo

    ResponderExcluir
  2. É de fato lamentável

    Moro bem proximo ao CSU e posso confirmar o texto que além de muito bem escrito estampa uma verdade muito triste.
    Lembro-me bem que na minha infância, tudo ali funcionava muito bem. As quadras, o campo, as vestiárias e o prédio principal eram motivo de orgulho para as comunidades que utilizavam a estrutura e os serviços do CSU.
    Mas não foi só na atual administração que abandonou o CSU. Desde antes da empresa e construção (ninguém sabe porque ela veio parar aqui, só sei que deixou tudo destruído) se apossar do terreno, o local já estava esquecido pela administração pública do município. Lamentável.
    É preciso recuperar tudo novamente. As comunidades precisam disso, Moreno precisa disso.
    Não pude evitar responder esse e-mail, pois além de morar próximo, lembrei-me de como era o CSU nos bons tempos, aliais, não sei como anda o SESI de Moreno, mas temo que ocorra o mesmo que ocorreu com o CSU, primeiro desativou e depois, bem, depois só a palavra caos define o que se tornou o CSU.

    Uma boa tarde.

    Luís Otávio F. Cândido.

    ResponderExcluir