domingo, 25 de setembro de 2011

RUPTURA SOCIAL

A história  de toda a sociedade até os nossos dias foi feita  de antagonismos de classes que, segundo as épocas, assumiram formas diferentes.
Mas, qualquer que tenha sido a forma  assumida por esses antagonismos, a exploração de uma parte pela outra é um fato comum a todos os séculos passados. Não é de espantar, portanto ,se a consciência social de todos os séculos, a despeito de toda a sua variedade  e diversidade , tenha movido sempre dentro de certas formas comuns- formas de consciência que só  vão se dissolver completamente com o total desaparecimento do antagonismo  das classes.
A revolução comunista  é a ruptura mais radical com o regime tradicional de propriedade; não é de surpreender  se,  no curso de seu desenvolvimento, ela rompa da maneira mais radical  com as ideias  tradicionais.
É tarefa do proletariado  utilizar sua supremacia política para arrancar pouco a pouco todo o capital da burguesia , a fim de centralizar todos os instrumentos de produção nas mãos dos trabalhadores  organizados em classe dominante e a fim de aumentar o mais rapidamente possível a massa das forças produtivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário