domingo, 16 de outubro de 2011

O que torna os peixes felizes?'

"Chuang-Tzu e Hui-Tzu
Atravessavam o rio Hão
Pelo açude.
Disse Chuang:
'Veja como os peixes
Pulam e correm tão livremente:
isto é a sua felicidade'.
Respondeu Hui:
'Desde que você não é um peixe,
Como sabe
O que torna os peixes felizes?'
Chuang respondeu:
'Desde que você não é eu,
Como é possível que saiba
Que eu não sei
O que torna os peixes felizes?' .",
Hui argumentou:
'Se eu, não sendo você,
Não posso saber O que você sabe,
Daí se conclui que você,
Não sendo peixe,
Não pode saber o que eles sabem'.
Disse Chuang:
'Um momento:
Vamos retornar
à pergunta primitiva,
O que você me perguntou foi
'Como você sabe
O que torna os peixes felizes?'
Dos termos da pergunta
Você sabe evidentemente que eu sei
O que torna os peixes felizes.
*' Conheço as alegrias dos peixes
No rio,
Através da minha própria alegria, à medida Que
vou caminhando à beira do mesmo rio'".
(A Via de Chuang-Tzu. Petrópolis 1969, p. 126-127).

Nenhum comentário:

Postar um comentário