sexta-feira, 7 de outubro de 2011

NOS RENDEMOS AO SENTIDO QUE AS PALAVRAS GANHAM

Às vezes  nos rendemos ao sentido que as palavras ganham. Partidos que se dizem socialistas,  na verdade são sociais-democratas, por sua vez, foram recorrentemente classificados como "países comunistas", e não como "países dirigidos por comunistas", quando sequer o socialismo foi plenamente desenvolvido nestes peaíses. ao enfatizar  ocaráter transitório do socialismo e a necessidade  de construirmos o comunismo, as teses contam a história apenas parcialmente. é preciso se explicar dois aspectos: o primeiro é o caráter histórico desta transição, ou seja, sem um tempo defindo, podendo durar  30 anos  ou  300 anos ; o segundo é o entendimento que , na  obra marxista , quando se fala de socialismo está  se tratando de um sistema INTERNACIONAL.
Da forma como consta nas teses, pode parecer que se imagina uma força revolucionária chegando ao poder , aplicando um programa socialista, e, uma vez ele cumprindo, podendo , nos marcos de um país, ir  construindo um sistema social comunista.
Nenhum país será plenamente socialista enquanto o sitema internacional não for  socialista, e não há sistema internacional  socialista  enquanto os grandes países do mundo  não se tormarem  socialistas ( em especial os países do G7 -  grupo composto pelos sete países mais ricos do mundo - e os países do BRIC -Sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário