quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MESMICE


Ninguém dá especial atenção à realização de consultas prévias dentro dos partidos para escolher candidatos a eleições. A tradição é a disputa em convenções ou, mais habitualmente, o acerto de cúpula em torno desse ou daquele nome.
As prévias são vistas mais como um sinal negativo de desorganização partidária do que propriamente como um medidor do grau de democracia interna. Produto talvez do modelo que celebra o conchavo e despreza o papel da sociedade na política brasileira.
O PT é um grande exemplo disso, enquanto esteve na oposição foi tido como exceção, embora em diversas ocasiões em que se impunha a necessidade da mão pesada o partido não tenha hesitado em recorrer à intervenção "de cima".
Depois de conquistar o poder central - ou melhor, desde quando decidiram se empenhar para conquistá-lo -, os petistas deixaram de lado as veleidades democráticas e aderiram ao padrão vigente (A MESMICE).

Quando o processo eleitoral passa a ser eleitoreiro  uns perdem e outros ganham, e nascem os  famosos rachas. Nós  do PCB  -Moreno/PE  lançamos  a candidatura  de Paulo Cezar  à  prefeito   justamente por esse vácuo  deixado pelo  PT  que  ao longo da sua história  entrou em contradição  e fez com que  valores e bons nomes  dentro do seu quadro partidário se perdessem no tempo e no espaço  travando lutas  que em nada servem  para o avanço da nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário