terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O BRASIL ESTÁ NAS DEZ MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO HÁ 50 ANOS. E daí...? Basta olhar na wikipedia.‏

                                                  Foto : Jailton  Lauriano

Ontem circulou a notícia de que o Brasil já teria a sexta economia do mundo, tendo passado o Reino Unido.

“É bom não se iludir. Mesmo sem considerar os macetes estatísticos que afetam sobremaneira os cálculos das contas nacionais (em todos os países), o indicador PIB é sobremaneira ilusório.

De fato, mesmo que o PIB seja corretamente apurado, e de forma compatível em mais de um país, ele significa a produção realizada em cada país, desconsiderando quem é o dono dessa produção e quem a controla, e o que faz com ela, por exemplo, enviando os ganhos respectivos, de diversos modos para o exterior.

Sob esse aspecto, o Brasil e a Inglaterra representam dois opostos, a primeira ainda detentora de imenso poder militar. político e econômico em todo o mundo, apesar da produção interna declinante, mas quase que monopolizando, ativos valiosíssimo em todo o mundo, por exemplo as minas de ouro do próprio Brasil e dos demais países onde as principais dessas minas se encontram.

O Reino Unido é o país  que tem mais ativos e mais produto fora de suas fronteiras do que dentro dele próprio, e a oligarquia britânica ceva-se com o produto de várias nações em todo o mundo. Já no Brasil a produção ainda está crescendo, mas a serviço quase que exclusivo dos bancos e das empresas transnacionais, as quais controlam cada vez mais ativos no País e transferem os respectivos ganhos para o exterior, especialmente nos paraísos fiscais, por sinal, uma especialidade dos banksters britânicos.

Por tudo isso, o PNB seria medida bem menos enganosa do que o PIB, e essa deve ser a razão por que se fala tanto no segundo e tão pouco no primeiro.

Nem tocamos na questão do poder militar, praticamente nulo do Brasil,  que nos deixa à mercê da tomada da Amazônia por interesses estrangeiros, principalmente britânicos, área em relação à qual o tal de príncipe Charles já impôs a governos brasileiros alheios ao interesse nacional, demarcações de terras onde brasileiro não entra mais, por sinal nas terras mais ricas, possivelmente do mundo, em minerais estratégicos e minerais preciosos, sem falar na biodiversidade.

Adriano Benayon

Um comentário:

  1. Rua 13 de Maio a Acesso de Rua Alto de OLARIA/COMPESA ao Lado de Campo - Mini(Ponte de Olaria-ABC)

    ResponderExcluir