segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

AVENIDA TENENTE CLETO CAMPELO - MORENO/PE

Militar, Cleto da Costa Campelo Filho chegou ao Recife no início de 1926, transferido do Rio de Janeiro onde servia. Veio com um plano secreto de “levantar parte do exército pernambucano e juntar-se à Coluna Prestes” que, no dia 02 de fevereiro daquele ano, chegara ao Estado, entrando pelo Vale do Pajeú. A insurreição idealizada pelo jovem tenente teve início a 17/02/1926 e duraria muito pouco: apenas um dia. O plano foi descoberto, alguns conspiradores foram presos, mas Cleto Campelo conseguiu fugir, seguindo direto para a cidade de Jaboatão.
Em Jaboatão, Cleto Campelo e mais 25 companheiros tomaram a cadeia pública, libertaram os prisioneiros, prenderam os policiais que estavam de serviço, apossaram-se de armas e munições e cortaram a linha telefônica com o Recife. Em seguida,  tomaram a oficina da Rede Ferroviária, apossaram-se de um trem e iniciaram uma viagem com destino às margens do Rio São Francisco, para onde seguira parte da Coluna Prestes. A primeira parada foi em Moreno onde depois deinvadirem a cadeia pública e tomarem as armas , invadiu  o pátio interno da SOCIÉTÉ CONTONIEIRE BELGE-BRÉSILIENSE  S.A (exigindo do  Sr João Carneiro da Cunha,  funcionário da companhia que se encontrava no escritório geral, que telefonasse  para a vila Belge, pedindo  as espingardas dos vigias), encaminhando-se logo após  pra a coletoria estadual, onde requisitou o numerário ali existente , assinando  recibo de sua responsabilidade. Em seguida  rumou à Tapera atual Bonança )  e  Vitória de Santo Antão, onde almoçaram, o trem já levava cerca de  80 revoltosos.

Na parada seguinte, em Gravatá, ocorreria a primeira tragédia: ao descerem do trem, os revolucionários foram surpreendidos com rajadas de balas, disparadas por tropas legalistas que, entrincheiradas, aguardavam a chegada dos rebeldes. Era o dia 18/02/1926 e o primeiro a cair morto foi o comandante Cleto Campelo. Naquele momento, o pânico tomou conta da tropa, muitos revoltosos desistiram da empreitada e fugiram. A muito custo, o tenente Valdemar Lima acalmou os rebeldes, assumiu o comando do movimento e convenceu parte do grupo a seguir em frente.

Mas, a viagem não iria muito longe.

Antes de chegar a Caruaru, exatamente no povoado chamado Gonçalves Ferreira, uma sabotagem na estrada de ferro fez o trem descarrilar. Sem condições de seguir adiante, o tenente Valdemar Lima desistiu do movimento, alguns revoltosos fugiram mata adentro e, com pouco mais de 20 homens, o comandante rumou, a cavalo, para o município de Vertentes, de onde pretendiam fugir para o vizinho Estado da Paraíba. Não chegariam: no povoado denominado Topada, o grupo foi emboscado pela Polícia e quatro revoltosos foram mortos, sendo o tenente Valdemar Lima o primeiro a cair.

Dos revolucionários que escaparam, nunca mais se ouviria falar.


"Só merece a liberdade quem tem a coragem de lutar por ela" (Cleto Campelo)

2 comentários:

  1. PC, Parabéns por resgatar essa história de luta envolvendo o municipio de MORENO.

    SUA PESSOA NOS HONRA MUITO.

    ENGº FABIO RIGERIO

    ResponderExcluir
  2. erro: ENGº FABIO ROGERIO

    ResponderExcluir