quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

DE QUE SERVE A BONDADE

Bertolt Brecht -
O professor Boaventura de Sousa Santos afirma que “temos o direito de ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza”. Esse pensamento, de certa forma, traduz o que queremos passar. Mas vamos além, Marx analisando a transição do feudalismo para o capitalismo apontou que “[...] o homem não se libertou da religião; obteve, isto sim, liberdade religiosa. Não se libertou da propriedade; obteve liberdade de propriedade. Não se libertou do egoísmo da indústria; obteve a liberdade industrial” (Questão judaica). Complementamos a sentença da seguinte forma: os negros não se libertaram da opressão; obteve liberdade de opressão. O movimento Panteras Negras, ciente disso, já alertava que a luta dos negros não deveria se restringir à questão racial – obviamente, não negando tais questões intrínsecas –, mas sim à questão de classe. Conquistas de direitos são importantes e necessárias, mas se o horizonte político se resumir ao campo dos “direitos” sob a lógica capitalista, qualquer movimento está fadado à falsa vitória. Pois a verdadeira vitória está na superação da exploração do homem pelo homem, isto é, na luta pela derrocada da sociedade de classes (geradora da desigualdade). Portanto, para a superação das desigualdades a luta deve ser ampla e conjunta, pela superação do patriarcado, machismo, racismo, e o capitalismo .
A igualdade e liberdade são incompatíveis com o sistema capitalista . Mas o BBB Daniel acredita estar numa sociedade igualitária, e, justamente por isso, ele deu a resposta preferida de quem acredita que o racismo é neurose de negro militante que vive inconformado com a sua situação que seu povo foi submetido há mais de 400 anos.
Para concluir, acreditamos que o poema “De que serve a bondade” de Bertolt Brecht ilustra bem o que discorremos acerca da igualdade.

De que serve a bondade
1
De que serve a bondade
Se os bons são imediatamente liquidados,ou são liquidados
Aqueles para os quais eles são bons?

De que serve a liberdade
Se os livres têm que viver entre os não-livres?

De que serve a razão
Se somente a desrazão consegue o alimento de que todos necessitam?
2
Em vez de serem apenas bons,esforcem-se
Para criar um estado de coisas que torne possível a bondade
Ou melhor:que a torne supérflua!

Em vez de serem apenas livres,esforcem-se
Para criar um estado de coisas que liberte a todos
E também o amor à liberdade
Torne supérfluo!

Em vez de serem apenas razoáveis,esforcem-se
Para criar um estado de coisas que torne a desrazão de um indivíduo
Um mau negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário