quinta-feira, 22 de março de 2012

ATENDIMENTO NOS POSTOS DE SAÚDE - MORENO/PE


Por que até hoje  em  Moreno  se faz uma pessoa doente acordar antes do nascer do sol para ser vista pelo médico ao meio-dia?
 Como é que algumas empresas de saúde abarrotadas de conveniados conseguem atender tanta gente com hora marcada e mandá-los depressa de volta para a fábrica? 
Já pensaram no futuro que um médico teria se adotasse esse sistema em seu consultório particular e pedisse que dez doentes chegassem às 14h? 
Não é possível que não exista jeito de organizar melhor o horário de atendimento nos postos públicos de Moreno?
É humilhante por exemplo, vermos todos os dias nas primeiras horas da manhã dezenas de mulheres  formando filas  no posto de saúde da mulher  na Av. Laura de Freitas .
Sabemos dos baixos salários  pagos aos funcionários da área de saúde,
mas mesmo assim existem funcionários que  tratam dos doentes com carinho e dedicação. existem atendente de enfermagem que, abandonada pelo marido, acorda às 4h para cozinhar, deixam as crianças  em casa  e chegam  ao posto pontualmente para trabalhar, com um sorriso nos lábios e palavras de conforto. Se a culpa fosse apenas do salário, essa minoria de servidores que dignificam a condição humana estaria extinta há anos.

Talvez a explicação mais sensata para o tamanho das filas e do sofrimento humilhante imposto aos pacientes constrangidos a utilizar o sistema público de saúde na nossa cidade  seja outra: os responsáveis pela organização do atendimento médico gratuito não dependem dele. As pessoas influentes da sociedade, que poderiam pressioná-los se quisessem, também não se utilizam dele.

Um comentário:

  1. Se formos observar, existe um lobbe por parte dos médicos de se conduzir parte dos paciente para a iniciativa privada!!!é claro que só irão aqueles que tenham um mínimo de condição financeira para pagar uma consulta... E para piorar a situação, isto está ocorrendo no mundo todo!!! E a chamada globalização do Sociedade de Consumo ou Sistema Capitalista Global....

    ResponderExcluir