domingo, 18 de março de 2012

LÊ TUDO PODE SIGNIFICAR DESINFORMAÇÃO

EDUCANDÁRIO  SAGRADO CORAÇÃO- ANTIGO COLÉGIO DAS FREIRAS - ATUAL ESCOLA BALTAZAR  MORENO
O que não falta é local para buscar e receber informação. É pressão constante. Quando entrgamos um exemplar do tabloide  Acentelha  percebemos  que mesmo sem ter tempo para ler, as pessoas aceitam. Ora para nos ajudar , ora para sentir que não desprezam mais informação. Parece que não  faltam dados , porém, sem tempo para absorvê-los, não conseguem criar conhecimento. A leitura torna-se  truncada, as pessoas lêem em pedaços ou apenas passam os olhos nos títulos das matérias. Quando não, folheam jornais e revistas ao menos para ver as imagens, já que ler tudo não dá. Fica uma sensação de alívio e de dever cumprido. Puro engano.

Para piorar, as estatísticas apontam desinteresse da juventude pelos livros, os quais consideram textos longos e cansativos. Estão acostumados a ler basicamente o que lhes estimulam os olhos de forma acelerada, o que é o perfil típico dos computadores, iphone, ipod, ipad, ebooks, entre outras ferramentas que já circulam livre nas mãos dos jovens. Sem contar que, infelizmente, o Google tem sido o  principal companheiro das crianças ao fazerem as tarefas de casa. Não se trata de nostalgia, mas ainda me lembro quando os alunos buscavam na biblioteca os textos para compor seus trabalhos escolares. Este tempo ficou pra trás e deixou saudades. Se falta interesse pela leitura, sobra a neurose de querer estar atualizado com os últimos jogos da internet, daqueles que exibem interação on line com jogadores do mundo todo. Fica clara a desinformação sobre a importância da leitura continua para a criação e fortalecimento da cultura, que é a estrutura da sociedade.

Com base neste bombardeio de informação, tentamos ler tudo, com a ilusão de que estamos nos atualizando. Não paramos para selecionar o que devemos ler e o que nos ajudará no cotidiano e no futuro. 
TODOS SOMOS VÍTIMAS  desse momento de excesso de informação,quando  chegamos  em casa a tempo de ver o jornal de notícias na televisão, mas como a vida é corrida, e não conseguimos. E quando é assim, nada como uma TV de última geração que grava o programa para  sermos  bombardeados por ele mais tarde. 
Dia destes precisaremos limpar a vida do excesso de informação que nos tira do mundo real.

Um comentário:

  1. Pena que alguns jovens de hoje não tenham mais o hábito de ler tanto como anteriormente. o melhor exercicio da mente é a leitura, e não o computador; onde as informações estão automatizadas. Que bom é ler um bom livro e sonhar, é como se voçe estivesse dentro da história.

    ResponderExcluir