terça-feira, 3 de abril de 2012

Mosquito Aedes aegypti - MORENO/PE


O ESGOTO A CÉU ABERTO JÁ NÃO INCOMODA  - FOTO JAILTON LAURIANO
Mosquito Aedes aegypti (aēdēs do grego “odioso” e ægypti do latim “do Egipto”). Mais conhecido como mosquito da dengue, ele pertence a uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente de África e que já pode ser encontrado por quase todo o mundo, com mais ocorrências nas regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.
Sabemos que o saneamento básico nosso município  é horrível, a população convive com o esgoto a céu aberto  possibilitando o surgimento de diversas doenças.  Denunciar o descaso  da administração municipal  já não tem mas graça. E  por incrível que pareça  a maioria da   população  ignora essa realidade. Infelizmente uma minoria tem que conviver com a imundície  dos esgotos nas principais avenidas da cidade. Várias denúncias  forma feitas com relação ao volume de dinheiro gasto no saneamento básico de Moreno, que iniciou-se  na administração de Vavá e  durou toda administração de Edvard Bernardo  eno entanto  continua precário do mesmo jeito. Dinheiro jogado no "esgoto".  
PELO MENOS NO CASO do MOSQUITO  podemos fazer a nossa parte, a melhor maneira de evitar a dengue é combater o nascimento do mosquito. Para isso, é importante não deixar água parada (mesmo se estiver limpa), fechar bem caixas d’água, poços e outros depósitos de água.
Além dessas recomendações, é importante:
- Limpar calhas, lajes e quintais;
- Trocar a água dos pratinhos de plantas por areia;
- Guardar as garrafas de cabeça para baixo;
- Manter ralos fechados;
- Trocar a água dos animais de estimação pelo menos uma vez por semana e lavar os recipientes com uma bucha ou escova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário