quinta-feira, 12 de abril de 2012

Uma proposta para melhorar o trânsito em Moreno



Sérgio Cardoso-  Enildo Del -Luís Otávio
Com o intuito de apresentar à população uma proposta concreta de melhoria para o trânsito e transporte público na cidade de Moreno, o jovem Enildo Del fez uma visita à Destra em Caruaru no ultimo dia 22/03. Na ocasião, ele conversou com o Diretor de Trânsito e Transporte da Destra, Sérgio Cardoso e o Gerente de Trânsito, Marcio Augusto sobre a criação e funcionamento do órgão público e quais os benefícios que o mesmo proporciona a população.
A Destra, Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte, é um órgão público criado por lei municipal há três anos e tem como finalidade cuidar do trânsito e transporte público no município de Caruaru. “Esta autarquia municipal é fundamentada no art. 24 do CTB e existe exclusivamente para organizar, planejar, fiscalizar e educar o trânsito de Caruaru. A criação da Destra proporciona ao município uma melhora no gerenciamento do trânsito e transporte público, uma vez que a competência deste serviço da cidade, é transferida para este órgão público especializado para esta função,” comenta Sérgio Cardoso.
A Destra é composta pelo Diretor presidente da Autarquia, atualmente o Coronel Clóvis Cavalieri e dividida em três diretorias: Defesa Social; Administrativo Financeiro; Trânsito e Transporte. Esta última atua nas áreas de gerência de engenharia de trânsito, educação, fiscalização e transporte e são elas que atuam junto à população para executar suas competências. Os recursos para o funcionamento são oriundos da prefeitura da cidade e dos convênios firmados com o Detran-PE. “Aqui nós fazemos o planejamento das vias e realizamos estudos para viabilizar a implantação de semáforos, câmeras ou lombadas eletrônicas,” explica o gerente de trânsito, Marcio Augusto. Para ter uma ideia, Caruaru, hoje conta com 65 semáforos e 50 câmeras. “Nós também atuamos nas vias para saber se é necessário mudanças nas direções de fluxos nas vias, pois esta ação é fundamental para a melhoria do trânsito na cidade”, complementa Marcio.
Um outro exemplo de atuação deste órgão foi a organização dos moto-taxistas da cidade. “Nós fizemos um cadastro detalhado, exigimos algumas documentações, como a carteira de habilitação, e criamos um banco de dados para eles. Realizamos um curso de capacitação, no qual entre as orientações, enfatizamos o uso do capacete para a segurança da viagem, e padronizamos a categoria, com coletes específicos. Atualmente, só presta este serviço quem tem o selo de permissão de rodagem. Esta atitude é importante porque qualifica e credência este serviço de transporte publico complementar,” diz o diretor de trânsito, Sérgio Cardoso.
O resultado da Destra em três anos é muito positivo. É possível, andando nas vias de Caruaru, constatar uma organização do transito e transporte público da cidade, inclusive os moto-taxistas. “Esta é uma ação que deu certo em Caruaru e pode dar certo em Moreno também, basta somente a atitude e vontade de mudar para melhor,” enfatiza Enildo.
Por: Luís Otávio F. Cândido

Nenhum comentário:

Postar um comentário