sexta-feira, 11 de maio de 2012

AS MOSCAS DA PRAÇA PÚBLICA - Moreno/PE


Onde cessa a solidão começa a praça pública onde começa a praça pública começa também o ruído dos grandes cômicos e o zumbido das moscas venenosas.
no mundo as melhores coisas nada valem se não houver alguém que as ponha em cena. O povo chama a esses encenadores de grandes homens.
O povo não tem a dimensão do que é grande, quer dizer, o que cria. mas dá sentido a todos os apresentadores e a todos os comediantes de grandes causas.
O mundo gira em torno dos inventores de novos valores. Gira de modo invisível, mas é em torno dos comediantes que gira o povo e a fama assim anda o mundo.
O comediante  tem espírito, mas pouca consciência do espírito. Crê sempre naquilo pelo qual faz crer mais energicamente - crer em si mesmo.
Amanhã surgirá uma nova crença e depois de amanhã outra mais nova. Possui ,  como o povo, percepções rápidas e intuições  que mudam rápido.
foto: Jailton Lauriano
Derrubar chama a isto demonstrar. Enlouquecer : chama a isto convencer. E o sangue é para ele o melhor de todos  os argumentos.
Chama mentira a uma verdade que só penetra  em ouvidos apurados. Verdadeiramente só crê em Deuses que provocam muito barulho no mundo.
Nossas praças estão cheias de palhaços solenes e o povo se vangloria de seus grandes homens. são para eles os senhores do momento.
O momento os oprime e eles a ti, por sua vez,oprimem. Exigem de ti um SIM ou um NÃO . Infeliz!  Queres colocar-te  entre um pró e um contra?
Tudo que é grande passa longe da praça pública e da fama.longe da praça pública e da fama sempre viveram  os  verdadeiros inventores de novos valores.
Foge , meu amigo, para tua solidão .  Vejo-te  aqui atacado por moscas venenosas.  Refugia-te  onde sopre um vento rijo e forte!
Essas moscas venenosas são  inumeráveis e teu destino não é ser  espanta-moscas. 
Assim falava Zaratustra

Nenhum comentário:

Postar um comentário