terça-feira, 8 de maio de 2012

MORENO-PE - Índice de Desenvolvimento Humano CRESCIMENTO x DESENVOLVIMENTO

Foto: JAILTON LAURIANO
CRESCIMENTO x DESENVOLVIMENTO


Transformar crescimento econômico em bem-estar para todos é o grande desafio enfrentado pelos diversos países e suas comunidades, na redução das desigualdades existentes nas sociedades nacionais e entre elas”. (fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento -PNUD)
 Costuma-se fazer uma distinção entre “crescimento” e “desenvolvimento” econômico. Considerando a citação acima, desenvolvimento econômico é um conceito que analisa outros fatores além de mero crescimento do PIB, como faz o crescimento econômico. Dizemos que um país é desenvolvido é capaz de traduzir o crescimento de sua economia em bem-estar (saúde, renda e educação, principalmente) para sua população.
 Um Produto Interno Bruto (PIB) elevado reflete necessariamente um país com bons indicadores de desenvolvimento humano e econômico?

Resposta


Não necessariamente. Há casos de países como a China, por exemplo, que possui um dos maiores PIB do mundo, mas detém, ao mesmo tempo, indicadores sociais muito ruins.
O mesmo vale para o Brasil, em certa medida: a renda aqui ainda é muito concentrada.
Apesar de todo crescimento  econômico vivivo pelo  país nos últimos anos  vemos exemplos como o de Moreno-PE repetidos  por esse Brasil a fora como mostra a foto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário