sexta-feira, 25 de maio de 2012

POLÍTICA NÃO É ESPORTE - Moreno/PE

É comum  vermos torcedores do  Sport e do Santa Cruz,  por exemplo, vibrarem pelos seus respectivos times . Quando um deles sai de um determinado campeonato, os torcedores torcem com toda a força para que o time que ficou competindo perca também. Tudo bem! É um esporte em que via de regra os torcedores não ganham nem perdem nada de valor com as vitórias ou derrotas de seus times.
Só que esse fenômeno ocorre também na política e revela a visão curta e infantil dos eleitores. Aqui em Moreno é comum vermos uma  certa parcela da sociedade principalmente  aquela  patota acostumada ao poder por décadas, torcer com toda a força para que o próximo governo  dê errado em tudo o que for possível. E desconfio que essa parcela dos partidários dos derrotados nas eleições não seja muito pequena não.

Esse pensamento pode ser expandido em vários sentidos e um deles certamente seria a diferenciação entre o político íntegro e o politiqueiro. Eu diria que o politiqueiro pensa só em si mesmo. Governa para si e considera isso absolutamente normal, e se por acaso o povo vier a ser beneficiado com suas ações, sorte do povo. Já o político íntegro – espécie raríssima aqui em Moreno – pensa em sua comunidade, em sua cidade, pensa nas pessoas das quais ele obteve o desígnio de conduzir.
 Política não é esporte. Política não é brincadeira, nem entretenimento. Em política você só torce por um único time – PARA A SUA COMUNIDADE!
Se o governo de Edvard-PMDB   falhou , pode ganhar o seu ou o meu  partido, mas perde a cidade, perdem os indivíduos. Colocar o bem comum acima de interesses particulares / partidários deveria ser o mínimo para um cidadão se dizer consciente.
Creio que posso  falar da política de Moreno, afinal sou morenense. E tenha certeza, definitivamente, eu torço por nossa cidade  e não por esse ou aquele grupo político.É  por isso que não tenho "papa na língua" e se for para defende o interesse da sociedade a crítica tem que começar internamente ao invés de tentar  " tapar o sol com a peneira" como faz determinados partidos e grupos políticos que gostavam de apontar os erros dos outros e quando chegaram ao poder  tornam-se alérgicos a criticas mesmo mantendo as mesmas práticas políticas.
Teremos nesse próximo pleito vários candidatos a prefeito. O lançamento do  nome de Paulo Cezar  pelo PCB  tem como objetivo principal fomentar o debate,  divulgar as propostas do PCB  e nos consolidarmos como  mais uma força política  no munícipio, entendemos que os demais  partidos e grupo políticos  deverão  lançar suas candidaturas  e esperamos que todos mostrem  suas propostas e que o resultado seja o melhor para Moreno.
Me chame de idealista, mas não consigo pensar de forma diferente.
Um político pensa na próxima eleição. Um estadista, na próxima geração.

Um comentário:

  1. O que você falou sobre a oposição torcer pleo pior , vale pra todas as esferas na política como um todo!!!

    ResponderExcluir