terça-feira, 1 de maio de 2012

TIRANDO DÚVIDAS

O que é ateísmo?
Existem várias definições para ateísmo. Adotamos a definição mais abrangente, que reflete a etimologia da palavra: ateísmo é qualquer forma de ausência de teísmo -- ou seja, ateísmo é a ausência de crença em quaisquer divindades.

O que é agnosticismo?
Também existem várias definições para agnosticismo. A definição que adotamos reflete a etimologia da palavra. O radical gnosis significa conhecimento; assim, agnosticismo é a afirmação de desconhecimento a respeito da veracidade de uma proposição. Em outras palavras, o agnóstico afirma que a questão da existência de divindades ainda não foi decidida, ou não pode ser decidida. A rigor, o agnosticismo pode se referir a qualquer afirmação, mas em geral a palavra se refere a idéias metafísicas, particularmente à existência de deuses.
Todo agnóstico é ateu?
Segundo as definições que adotamos, sim. Todos os ateus, agnósticos ou não, rejeitam o teísmo: os agnósticos porque entendem que a questão não está decidida, e os demais porque entendem que ela já foi decidida contra o teísmo. No entanto, quem se identifica como ateu em geral adota uma forma não agnóstica de ateísmo.
O que prega o ateísmo?
Nada. Ao contrário das religiões organizadas, o ateísmo não possui textos sagrados ou hierarquia. O ateísmo não é e nem possui uma doutrina e portanto a única coisa que todos os ateus têm em comum é a ausência de crença em deuses.
Todo ateu é anti-religioso?
Não. Há ateus que vêem a religiosidade positivamente, outros a entendem como uma posição inofensiva, e há aqueles que vêem a religião como um mal. Infelizmente não há dados confiáveis para saber qual a proporção de cada um.
 É possível ser ateu e religioso?
Sim. O jainismo e algumas formas de budismo, por exemplo, não incluem o teísmo entre seus princípios.
ASSOCIAÇÃO DOS   AGNÓSTICOS DO MORENO/PE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário