quinta-feira, 28 de junho de 2012

JACARÉ COM COBRA D'AGUA

O que se esperava  das lideranças políticas de Moreno era  que escolhessem  assumir uma identidade política e programática e agir em consonância com a mesma  ao invés de tentar  enganar o eleitorado. Infelizmente  as alianças que estão sendo realizadas em nossa cidade  são vergonhosas. É uma pena que tenhamos uma quantidade de "líderes" plolíticos  que  deveriam  usar óleo de peroba na cara, pois são uns verdadeiros caras de pau.
As alianças esdrúxulas entre antigos adversários com vistas à obtenção de vantagens pessoais  são vergonhosas. Não há inocentes nesse vale-tudo pela obtenção de uma fatia maior no cada vez mais desacreditado cenário político do Moreno.
A tendência de juntar alhos com bugalhos, ao arrepio de identidades programáticas e afinidades de ontem e anteontem, é  vergonhosa . Sabemos que a tradição de  clientelismo combinada com longos períodos de autoritarismo resultaram em uma vida político-partidária no mais das vezes vazia e sem marcas de coerência. Isso é potencializado pela legislação em vigor, que contém um anabolizante poderoso e ao mesmo tempo nocivo à saúde partidária.
 Não há receitas prontas para corrigir os rumos equivocados. Um caminho pode ser partir de uma pergunta singela: para que serve um partido político? Parece óbvio que essas agremiações destinam-se a representar, nas distintas instâncias da esfera pública, correntes de opinião existentes na sociedade. A ideia de que um partido possa representar interesses particulares ou particularistas é uma contradição em termos, a negação da política e do ideal republicano, cuja denominação é uma referência à expressão latina res publica (coisa pública). O que se espera  dos partidos políticos é que escolham entre assumir uma identidade política e programática e agir em consonância com a mesma ou renunciar à autonomia para não enganar o eleitorado. Com certeza o povo de Moreno irá  reprovar nas urnas  todos os acordos e aliança  do tipo jacaré com cobra d´'agua  que se formarem  com o objetivo de iludir  os eleitores. 

Um comentário:

  1. Na atual circunstancia que a cidade do Moreno se encontra, preza a uma região geo-política que visa monopolizar a tudo e a todos é vergonhoso para o cidadão que não tem opções de lazer, trabalho, cultura, transportes, empregos, segurança, moradia e entregues a drogas e a própria sorte, ficar de maior e ter que votar nestas coligadas chapas majoritárias desta cidade. Se ainda fosse a do Governo atual...

    Romilda Batista

    ResponderExcluir