sexta-feira, 22 de junho de 2012

UPA - MORENO/PE

O governador Eduardo Campos , mesmo divulgando grandes investimentos  na saúde , amarga  um preocupante 16º lugar no ranking dos 27 estados onde o SUS foi avaliado.  Registramos casos de pessoas que aguardam há mais de um  ano  uma simples  cirurgia de vesícula.
A privataria na saúde está de vento em popa . Todo mundo  está  iludido com canto da seria das upas que atuando como fachadas escondem a triste realidade da saúde pública no nosso estado.
             
. Há falta de médicos e de enfermeiros em todo os hospitais do  estado é alarmante sem falar nas condições de trabalho e salário,e isso não se resolve só com gestão e com prédios novos. Aqui em Moreno,  por sinal, a população e a impressa local  criaram  um  verdadeiro frenesim em torno da briga  dos vereadores pela  vinda de uma UPA para Moreno, no entanto ninguém liga para o hospital Beiro Uchoa  e postos de saúde dos bairros, que  funcionam de forma precária.
Estamos vivenciando a entrada  franca e aberta do capitalismo na saúde  onde o sistema
  – privado e público – funcionam concomitantemente, a tendência é que os profissionais funcionários públicos que ganham bem menos acabem migrando para o setor privado constituídos pelos  novos hospitais e as UPAS,onde recebem mais, apesar da verba sair do mesmo cofre público.DÁ PRA ENTENDER! O que veremos no futuro  será  o abandono dos antigos  hospitais  e a superlotação as UPAS e dos novos hospitais fazendo com que  a população sofra do mesmo jeito , só que  agora a espera  será no ar condicionado e um agente de terno preto e gravata  lhe dizendo que você  terá que aguardar a sua vez do mesmo jeito. Será sofrer de camarote.
        Com certeza,  no futuro gestores  municipais aproveitarão a presença das UPAS para fecharem postos de  saúde dos bairros que antes atendiam a população de forma mais espalhada e personalizada, chegando mais perto das residências.
Sabemos que no capitalismo, a iniciativa privada  que visa unicamente o lucro, é  extremamente gananciosa agindo  nas empresas e nos diversos setores da economia,  imaginem o que farão com a saúde.
Se  aqui em Moreno tivéssemos um posto de saúde  eficiente em cada bairro, para para atender sua comunidade nos casos mais simples,   com profissionais bem pagos  e dispondo de no mínimo de três médicos  para cada mil habitantes essa briga  por UPAS  seria  desnecessárias .   Não entregaríamos  os nossos suados impostos nas mãos da iniciativa privada.

Um comentário: