quinta-feira, 27 de setembro de 2012

JULGAMENTO - MORENO/PE

A menos de duas semanas das eleições , o julgamento do mensalão segue com força, sem economia nas palavras e nas condenações.  Diante  desse quadro a  candidatura petista  já mostram falta de  fôlego.  Com um  resultado  acanhado  nas últimas pesquisas  a  candidatura petista corre o risco  de  morrer  afogada e abraçada, devido a semelhança  dos índices percentuais nas pequisas , com o  candidato  do  P CdoB ,  fruto de uma dissidência  resultante de uma briga intestina do partido.  Para quem observa o Supremo  Federal e as pesquisas, a relação de causa e efeito é real. Sobretudo quando se constata que a oposição não deixa de lembrar as ligações do PT com o julgamento e com o  esquema do mensalão. É claro que o partido perde com isso. Difícil, porém, saber quanto.
A parcela da população que dá sinais de estar mais preocupada com o que ocorre no julgamento do  mensalão são os próprios petistas. Alguns   se apresam em tentar defender  petistas  acusados antes  dos desdobramentos do julgamento. Consideram as condenações injustas. E, em grande parte pela surpresa quanto aos resultados parciais, não sabem como reagir. Ou reagem mal, atacando a oposição por usar o tema. Acabam por ter de enfrentar, como tréplica, outra a acusação: a de que não apenas são vinculados aos réus, mas têm vergonha disso. Claro que a oposição exagera na dose, mas é difícil esperar o contrário em período eleitoral.
O  PT ainda é  um partido de militância grande e engajada. Embora  tenha perdido  muitos militantes  e já não mostre o peso do passado,nem a mesma   importância na  medida em que  profissionalizou a máquina,  mais ainda segue com peso significativo, apesar de  desorientada e acuada diante do julgamento do mensalão.
Parece que não será  fácil reverter o desalento interno.  A tendência é os petistas, da cúpula e da base, apoiarem-se cada vez mais, no discurso que já vem sendo formulado. Alguns argumentam que o partido é vítima de um golpe, pois a Justiça tem agido com severidade inédita no caso do mensalão. No entanto , apelar a essa ideia é tão fácil quanto ineficaz. Pois , quanto mais os militantanes tentam justificar o injutificável a  coisa piora ainda mais. Melhor  é  assumir os erros  fazer uma reflexão interna  profunda  e  reformular  as diretrizes do partido.  O PT já ajudou muito na construção da nossa democracia e tem mais a contribuir para ela.

2 comentários:

  1. o mensalão acabou com o pt não so em moreno e em outras cidade como são paulo onde lula esta fazendo pacto até com os extra terreste Maluf Luiza Erondina marta suplici com um toma la da ca que não tem tamanho

    ResponderExcluir
  2. Certamente o PT da cidade de Moreno foi abalado do o jugamento do mensalão, mais não so isso e que o candidato do PSDB, apesar de alguns criticar ele, esta sendo muito bem aceito pela população Morenense, e no meu ponto de vista sua candidatura a Prefeito da cidade vem crecendo a cada dia.

    ResponderExcluir