domingo, 23 de setembro de 2012

POLÍTICA X POLITICAGEM - Moreno/PE


         Aproxima-se  o dia da escolha  dos nossos representanes. iremos eleger o novo prefeito e os dez vereadores . Moreno tentará viver a partir de  janeiro de 2013 um verdadeiro  novo tempo já que os vividos até agora foram de vergonha e inanição.
Infelizmente devido a essa leva de políticos que passaram  pela nossa cidade  e nada fizeram pelo munícipio  levaram  os morenenses  a confundirem política com politicagem.      Prescisamos  separar o joio do trigo. A política   é importante para nosa vidas, pois é dela 
que depende o debte  sobre os interesses públicos. É dela que trata  sobre os preços  dos produtos e dos impostos, sobre  segurança, trabalho ou educação. Pela construção de uma  praça  ou um nova escola .
Porém , estamos acostumados a ver , ler  ou ouvir sobre  mau uso do  dinheiro público por politiqueiros  profissionais  que visão somente satisfazero interesse próprio e enriquecer s amigos e familiares .
É aqui  que devemos  ter cuiddo. Politicagem não é politica, mas  sim uma ação escrota e mesquinha, fruto de interesses pesoais ou de grupos ,  praticadas principalmente pelas  classe dominante. 
Precisamos separar  a parte podre da fruta e manter  a nossa utopia. Sair em defesa da política não é defender  polítco  A ou B  ou as instituições que nos governam,  mas sem em defesa da vida  coletiva e da  comunidade.
Defender  a política  significa  fugir ao fatalismo e dizer  a nós mesmos que não precisamos viver eternamente na condição de  governados  e governantes, nem atormentados  por governantes  que  assim que chegam ao poder  assumem  vida própria  e se voltam contra nós  e contra nossos interesses .
Aqueles que dizem  que política não se discute ou que não gostam da política  acabam sendo governados pelos que nela tem intereses, mesmo que muitas vezes escusos . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário