Você é manipulado(a), isso é fato. Em diferentes graus e de
diferentes formas a mídia está controlando seu modo de pensar, de agir e
até mesmo de ser.
Temos que lastimar o fato de que a maioria da população está inserida na classificação “alvo fácil da mídia”, os exemplos desse artigo podem até não ser completamente aplicáveis a você, mas saiba que se aplica à maioria do povo.
O controle da mídia
Não adianta teorizar demais. Vou resumir o fato da manipulação pegando alguns exemplos recentes e mostrando o “passo a passo” da manipulação que todos sofremos.
A mídia jamais conseguiria fazer isso sozinha, precisa da ajuda de suas vítimas. Precisa da falta de instrução, precisa da falta de cultura, da falta de identidade do povo. A mídia e os políticos usam muito bem esse ponto fraco. Se uma emissora não destroça uma notícia como as outras emissoras estão fazendo, vai perder audiência. Se um político não explora a ignorância do povo, vai perder votos para os outros que o estão fazendo. Money, money, money.
É um círculo vicioso QUE DEPENDE DE NÓS O SEU FIM.
Existem ainda “iscas” mais certeiras e premeditadas, como o carnaval, a copa do mundo etc. Com esses eventos já há um preparativo para fazer o povo comprar isso ou aquilo, fazer isso ou aquilo e vários “issos” e “aquilos” em diante.
A midia cria opiniões e, através dessas opiniões, domina o mundo.
Temos que lastimar o fato de que a maioria da população está inserida na classificação “alvo fácil da mídia”, os exemplos desse artigo podem até não ser completamente aplicáveis a você, mas saiba que se aplica à maioria do povo.
O controle da mídia
Não adianta teorizar demais. Vou resumir o fato da manipulação pegando alguns exemplos recentes e mostrando o “passo a passo” da manipulação que todos sofremos.
- Uma criança morre. Apesar de que crianças morrem a cada hora no Brasil das formas mais cruéis e inimagináveis, nesse caso um ou outro ponto chama um pouco mais a atenção: é uma família de classe média e a menina é jogada do sexto andar de um prédio.
- As emissoras de TV e outros veículos de informação passam a notícia normalmente, como se fosse mais uma notícia como todas as outras tragédias. Com a tecnologia de hoje, os veículos de informação conseguem medir o grau de interesse do povo em determinado assunto. No caso dessa notícia, há uma pequena variação – nada alarmante – mostrando um pouco mais de interesse nessa notícia. O povo então é fisgado.
- A notícia teria durado poucos dias (senão um só), mas uma emissora decide “investir” naquela notícia por causa do sutil aumento de interesse do povo, e solta uma notícia mais completa, dessa vez usando artifícios para mexer com as emoções do povo. despertando emoções como raiva, indignação, comoção etc (tragédias são ótimas iscas).
- Com os artifícios da emissora, o interesse do povo aumenta muito e, agora sim, de forma significante, fazendo com que todas as outras emissoras e veículos de informação também comecem a investir mais naquela notícia. Em questão de dias, será o assunto mais falado.
- Para quem ainda não percebeu, a parte mais difícil da manipulação já aconteceu, que foi fisgar o povo. A partir de agora, os jornalistas, repórteres e empresas de comunicação, vão depositar todas suas fichas no caso e sugar cada gota de sangue, com notícias até mesmo inúteis, como “padrastro da prima do marido da irmã menina morta, toma banho nos alpes suíços”, mas que vão conseguir manter o povo com os olhos pregados na televisão, assistindo comerciais e recebendo “opiniões pré-fabricadas” direto na cabeça. O que o jornal insinuar, vira lei. Nesse momento o povo está praticamente escravizado.
- Algumas semanas depois, não se fala mais nisso. Passou. Notícias relativas a isso só aparecerão agora quando algo mais interessante ocorrer (antes se noticiava até os banhos dos réus que, continuam tomando banho, mas não é mais noticiado).
- A mídia agora precisa fisgar o povo novamente e, alguma isca vai funcionar e tudo vai recomeçar.
A mídia jamais conseguiria fazer isso sozinha, precisa da ajuda de suas vítimas. Precisa da falta de instrução, precisa da falta de cultura, da falta de identidade do povo. A mídia e os políticos usam muito bem esse ponto fraco. Se uma emissora não destroça uma notícia como as outras emissoras estão fazendo, vai perder audiência. Se um político não explora a ignorância do povo, vai perder votos para os outros que o estão fazendo. Money, money, money.
É um círculo vicioso QUE DEPENDE DE NÓS O SEU FIM.
Existem ainda “iscas” mais certeiras e premeditadas, como o carnaval, a copa do mundo etc. Com esses eventos já há um preparativo para fazer o povo comprar isso ou aquilo, fazer isso ou aquilo e vários “issos” e “aquilos” em diante.
A midia cria opiniões e, através dessas opiniões, domina o mundo.
NÃO PRECISO PENSAR POIS ELES PENSAM POR MIM....ALEM DISSO DE-ME FUTEBOL CARNAVAL NOVELAS CERVEJA MEDO E IGNORANCIA NÃO PRECISO DE MAIS NADA. a esqueci AMEM também.
ResponderExcluir