terça-feira, 9 de outubro de 2012

VOCÊ PRECISA SABER O QUE É A EBSERH


Quem acompanha o debate sobre a saúde pública no Brasil já ouviu falar sobre Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), empresa pública de direito privado criada pela Lei nº 12.550/2011 para administração dos hospitais universitários. De acordo com o texto da Lei, a Empresa tem como finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública.
Entretanto, movimentos em defesa da saúde pública, universal, de qualidade e gratuita, como a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, da qual o CFESS faz parte, têm criticado a implantação da EBSERH, afirmando que a Empresa representa uma séria ameaça para o Sistema Único de Saúde (SUS), já que propõe um modelo privatista de gestão hospitalar.



Um comentário:

  1. Os grupos 'contra' são dois.
    Os extremistas, que se intitulam marxistas e que pregam a autoregulação de todo o sistema por si só e a atual categoria que trabalha no setor público liderada por alguns sindicatos. Essa última categoria é a que mais irá perder com a instalação desse novo modelo. Pois, passará a ser mais cobrada e fiscalizada segundo metas e o cumprimento de normas e carga horária de trabalho.

    ResponderExcluir