domingo, 21 de outubro de 2012

MORENO/PE - SOMOS TODOS SACIS

http://musicasinfantil.eliotu.com/saci_perere.JPG
 Os jovens  morenenses sabem o que é Haloween, realizam festas em sua homenagem   e no entanto  desprezam  a  cultura e tradição de  sua própria terra. Qual o futuro de uma geração que  não tem  passado? Com certeza será  a  submissão e subserviência  a  cultura dominadora . A maior  pobreza que um ser humano  pode ter  é a cultural, sem cultura não passamos de simples  minhocas perambulando  sobre a  terra .
Nos Estados Unidos comemora-se o dia do Halloween (o dia das bruxas dos anglo-saxões). A Festa misturam-se velhas lendas pagãs e religiosas de raízes celtas, irlandesas e inglesas com novos elementos da cultura moderna. Na atualidade, a festa do Halloween, é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura, tendo muito pouco de sua originalidade.
Ou seja, Halloween é uma mitologia das culturas anglo-saxônicas e não das latinas. Nossos mitos são seres que estão ligados às florestas, ao mundo tropical e aos nossos povos originários. Enfim, estão ligados ás construções culturais e sociais de nosso povo. Figuras de nosso folclore são o Saci Pererê, o Curupira e muitos outros. São com estes que temos que nos identificarmos, pois nossas raízes estão nos povos que os construíram, e não naqueles que criaram os cultos aos mortos célticos, por exemplo. 
Assim, vale ressaltar que no dia 31 de outubro comemora-se o dia de uma de nossas criações culturais tupiniquins: o Saci Pererê. Criação indígena, ele se adaptou a cultura negra - tornando símbolo de liberdade para os escravos -, e mais tarde passou a representar todas as etnias que construíram nossa nação.
O Saci Pererê é o mito do encantamento, da autodeterminação dos povos. É uma mitologia libertária! 
Somos Todos SacIs, a vitória do “Saci sobre a ofensiva das bruxas e das abóboras de Bush” é a vitória da autodeterminação de nossa cultura. Temos  que continuar  resistindo a  essa  forma  estrangeirada  de  fazer cultura, isso é uma contra-cultura que não tem qualquer razão de existir, exceto por conta das mentes colonizadas, que também associa ela ao consumo. Além de impormos comemorações que não tem nada a ver com nossas raízes, tenta-nos enviarmos à goela abaixo outro elemento nocivo à nossa sociedade, o incentivo exagerado ao consumo.
E principalmente nesse sentido, para mantermos a nossa cultura e nossas origens mitológicas vivas, que é fundamental comprar essa briga contra esta invasão e reprodução cultural estrangeira em nosso país. 
A FORMA MAIS BAIXA DE ESCRAVIZAÇÃO É ATRAVÉS DA IMPOSIÇÃO CULTURAL
 VIVA  O  Dia 31 de outubro !!   Dia do Saci Pererê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário