quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O 'contra-censo' do capitalismo

Quase a metade dos lares brasileiros (47,8%) é inadequada, segundo critérios do próprio governo divulgados pelo IBGE como resultados do Censo 2010.

O Instituto considera adequados os domicílios abastecidos de água por rede geral, com esgotamento sanitário por rede geral ou fossa séptica, acesso a coleta de lixo direta ou indireta e com até dois moradores por dormitório.
O Norte lidera as regiões brasileiras no ranking dos inadequados, com 82,7% de lares inadequados, seguido pelo Nordeste, com 65%. A maioria dos negros vive abaixo das condições mínimas, segundo o IBGE: 45,9%, contra 63% dos brancos. No entanto, aumentou a presença de televisores, geladeiras e máquinas de lavar em todas as regiões.
Os números deixam claro, mais uma vez, as características do desenvolvimento capitalista brasileiro: sem um projeto de inclusão para a maioria, mesmo em elementos básicos como a moradia, oferecendo eletrodomésticos e outros bens de consumo financiados para as famílias de renda baixa. Emprego fixo, acesso à educação, à saúde e aos direitos sociais, em geral, nem pensar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário