domingo, 18 de novembro de 2012

MORENO/PE - ELEIÇÕES PARA DIRETORES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Em época de eleição, é comum que políticos prometam favores em troca de votos, façam acusações contra os adversários e garantam que vão cumprir o que não podem. Nós, eleitores, já conhecemos essa realidade.
 Mas... E quando os candidatos são educadores, e parte dos eleitores, um público que está em formação?
 Desvios de conduta em eleições para diretores de escolas públicas são mais comuns do que se imagina. Além do péssimo exemplo para os alunos, o fato de reproduzir práticas antiéticas pode provocar um grande mal-estar entre colegas de trabalho. E - diferentemente do que acontece na política - na escola os vitoriosos e os derrotados se encontram diariamente e devem constituir uma equipe de trabalho cooperativa.
 Acreditamos que a eleição nas escolas públicas  de Moreno irá legitimar a escolha da comunidade e contribuir para construção de  um ambiente mais participativo na escola.  Caberá aos educadores  nesse momento dá um prova de cidadania e  fazer com que o   clientelismo, corporativismo, partidarização e fragmentação de grupos  sejam de uma vez por todas  banida  do processo  das eleições ,  pelo menos das eleições de diretores de escolas . por serem  práticas antidemocráticas que põem em risco os benefícios da eleição e comprometem a imagem do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário