sábado, 24 de novembro de 2012

SUPERSTIÇÃO


Há quem pense  que , como  o progredir da civilização, diminui o número  dos supersticiosos .  Completa ilusão.  Nunca houve tantos supersticiosos  e tantas superstições como agora .   a civilização causa  naufrágio e a bancarrota das religiões, mas  não aplaca esta  sede de saber e esta ânsia de compreender que ainda não foram satisfeitas. Morrem e sucedem-se as religiões mas não  se altera o instinto religioso; reformam-se  as superstições, mas a Superstição é ETERNA.
Todos nós  costumamos  rir das crendices .... é um riso  exterior  e postiço , com que mascaramos o nosso medo. A superstição é velha e eterna como a inteligência.  O que fez a inteligência assim que brotou no cérebro humano?  Quis saber a origem dela própria,  a origem da humanidade, a origem do universo.
Tudo foi inútil;  Não há século que  não veja nascer uma nova religião; e as superstições, suas filhas, nascem todos os dias. E as vezes nascem sozinhas , ou seja nós mesmos as criamos  já vi  até ateu supersticioso...   rsrsrsr .  Falo sério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário