sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O PROBLEMA DO LIXO VAI ALÉM DO SIMPLES RECOLHIMENTO

Rua João Fernandes Vieira - Moreno /PE  -  Moradores  reclamam  a   falta da coleta  do  lixo.
"Todos temos ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas ao cidadão comum parece  que o problema do lixo só existe quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na sua porta. É de arrepiar, não é verdade? Sacos e sacos amontoando-se nas calçadas, exalando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais. Em resumo: poluindo e sujando a porta da sua casa.
O que é preciso entender é que, mesmo quando o lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa em outro lugar. Afinal, a cidade também é nossa casa, assim como o país, o continente e ... o Planeta.
O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é excessivo e vem aumentando progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes. Além disso, os locais para disposição de todo esse material estão se esgotando rapidamente, exigindo iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para os aterros sanitários, aterros clandestinos ou lixões. O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação da sociedade para sua solução.
Uma das possibilidades para reduzir o problema do lixo é a implantação da coleta seletiva de lixo - que consiste na segregação de tudo o que pode ser reaproveitado, como papéis, latas, vidro, plástico, entre outros - enviando-se esse material para reciclagem. A implantação de programas de coleta seletiva de lixo não só contribui para a redução da poluição causada pelo lixo, como também proporciona economia de recursos naturais - como matérias-primas, água e energia - e, em alguns casos, pode representar a obtenção de recursos, advindos da comercialização do material.
Apesar do crescente número de municípios em que a coleta seletiva de lixo é implantada - uma vez que toda a coleta de lixo é atribuição dos governos municipais - verifica-se também um grande número de programas desenvolvidos por iniciativa da sociedade civil, em escolas, empresas, condomínios, etc., que apresentam maior chance de continuidade, pois não estão vinculados a mudanças e interesses políticos."
Intituto GEA - ética e meio ambiente

2 comentários:

  1. Só acho, mas só acho, que vocês estão florindo demais os problemas da cidade, parem tá feio, tá ridículo. Se não querem ir contra a gestão fiquem calados que é melhor...#prontofalei. ah, estou mandando como anonimo por não consegui acessar minha conta Google. Ass: Lucila Viana

    ResponderExcluir
  2. Lucila, nesta postagem não estamos florindo nem tampouco sendo a favor ou contra a gestão.Não levantamos a bandeira do gestor , não apoiamos sua candidatura e nem fazemos parte de nenhum dos grupos políticos que esvaziaram os cofres da cidade. Estamos acima dos interesses partidário e politiqueiros não devemos nada a essa gestão e com certeza não iremos precisar dela para nada . Nosso objetivo foi apenas de levantar questionamento sobre a problemática do lixo que não é só de Moreno, nos apoiando num artigo do Instituto GEA - ética e meio ambiente que formulou um texto interessante que deveria ser analisado pela prefeitura de Moreno como de outros municípios. Nosso objetivo foi de conscientizar os gestores e as pessoas que a simples coleta resolve parcialmente o problema lixo, e como as administrações ao longo dos anos permanecem na mesmice torna-se importante que a sociedade participe ativamente, cobrando e sugerindo alternativas para os gestores dos seus respectivos municípios adotem estratégias que vá além da simples coleta.Coleta seletiva , por exemplo. Isso para nós não é florear mas ver o problema, na sua magnitude , mostrar a insatisfação da população e apontar alternação para sua solução. Esse é o caminho da crítica construtiva. Essa é uma ação PROPOSITIVA . Mas... Se vc não entendeu ...respeitamos seu ponto de vista. Um forte abraço! Saudações de amizade

    ResponderExcluir