domingo, 22 de dezembro de 2013

Consumo consciente: torne seu décimo terceiro um aliado neste Natal

 De posse deste dinheiro extra, O DÉCIMO TERCEIRO,  a falta de planejamento, em vez de trazer alegrias, pode levar a compras compulsivas e gastos desnecessários. 
Para não cair nesta armadilha, Vale algumas dicas.

"As pessoas acreditam que podem comprar  tudo  e até dar presentes , para compensar a ausência e a falta de dedicação aos relacionamentos pessoais. Nesse sentido, o 13º salário pode ser uma grande armadilha, a porta para o mundo das dívidas", 


Faça reservas 



Passadas as festas, no início do próximo ano, há gastos com IPVA, IPTU e educação, por exemplo. Por isso, é importante fazer uma reserva e não comprometer todo o dinheiro, já que o fim do ano é um dos períodos em que o consumidor mais entra no vermelho, por gastar além do que lhe é permitido.


Presentes criativos


Não comprar produtos piratas  é uma atitude ligada ao consumo consciente, além de saudável, pois, alguns itens podem causar problemas à saúde, aos aparelhos domésticos ou outros tipos de danos. O interessante, é optar por empresas que se preocupam com o ambiente e o desenvolvimento social e sempre pedir a nota fiscal.

Mas se você pensa que isso basta, está enganado. Já parou pensar na embalagem daquilo que está levando? A maior parte do lixo produzido no Brasil, é formada por embalagens, o que gera impactos ambientais, além de aumentar os gastos públicos. Portanto, opte por embalagens duradouras ou mais simples e que possam ser reutilizadas.

Na hora da ceia

Na hora da ceia, não deixe o bom senso de lado e se renda aos apelos das guloseimas dos comerciais. Pense numa refeição orgânica com petiscos naturais e prefira os alimentos orgânicos.

Dê preferência a frutas e vegetais da época e cultivados da nossa  região. Além de beneficiar o comércio local, estará economizando, pois os custos são menores, já que não há muito gasto com transporte nem desperdícios exacerbados.

Por fim, não exagere. Compre somente a quantidade que será de fato consumida e aproveite para conscientizar amigos e familiares.

4 comentários:

  1. AGORA LASCOU, ESSE SITEZINHO AGORA QUER ENSINAR AS PESSOAS ADMINISTRAR SEU PRÓPRIO DINHEIRO. ISSO É COISA DE QUEM NÃO TEM MESMO O QUE FAZER, TANTAS COISAS ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE E ESSE SITEZINHO FICANDO DE BOQUINHA CALADA.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza esse anônimo gastou todo o seu 13º salário e só depois leu as dicas nosso blog . Coitado (a) ! Agora tá liso , quebrado e com certeza vai colocar a culpa no prefeito rsrrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Caro Paulo Cézar Dilsinho Gomes, não se preocupe, não vou colocar a culpa no prefeito pq ainda tenho parte do meu décimo que por sinal, está sendo muito bem administrado e empregado, diferente do seu que tenho certeza que já gastou e ainda não conseguiu trocar seu carro nem terminar sua casa.

    ResponderExcluir
  4. rrsrssrs Oh! caro anônimo, gostei da tua certeza . rsrsrsrrs

    ResponderExcluir