domingo, 27 de abril de 2014

Che: o homem e seus ideais

 


Ernesto Rafael Che Guevara de La Serna, nasceu no dia 14 de maio 1928, em (Rosário, Argentina), era o  filho mais velho de uma família de 5 irmãos era descendente  de uma linhagem hispano irlandesa que chegou na América do Sul no século XVlll.
Os pais se casaram no dia 10 de novembro de 1927, o que indicava que Célia havia se casado para a sociedade Argentina austera nos meados do século xx tal fato não foi recebido com  bons olhos, então a certidão do  pequeno Ernesto foi  adiantada em um mês.
Assim, oficialmente ele teria nascido no dia 14 de junho de 1928
desde pequeno ele fora acometido por intensas crises asmáticas procurando por auxílio médico, diagnosticou-se bronquite asmática, o que obrigou os pais de Che a se mudarem para as proximidades de parentes que poderiam prestar alguma ajuda quando se fizesse necessário. Alugaram um apartamento em Buenos Aires, ao lado das casas de Beatriz e Ana Isabel , como esses laços familiares estabelecidos ficavam cada vez mais estreitos, fazendo com que futuras decisões fossem influenciadas por causa de sua personalidade, não são os mártires movidos por causa de suas paixões outrora cegas ou meramente passionais de transformar e de dar vida aos seus sonhos ideais .
No entanto a saúde do jovem  não dava sinais de melhora o que lhe levou a procurar por climas secos , seguindo prescrissões medicas. Em 1932, Ernesto e Célia se mudaram para Alta Garcia . Por sua vez não cessaram as crises de asma, pelo menos amenas para permitir que o jovem frequentasse a escola ainda que fosse de vez em quando.
Os últimos anos de   Che em abril de 1965, ele abandonou todas as funções administrativas que ele  tinha em Cuba e se dirigiu para o congo (África) com uma indentidade falsa, contra a dominação belga, todavia a stuação vivida foi um total fracasso.O exército congolês  não tinha nenhum preparo militar. Che contou com a ajuda de Fidel Castro nessa operação aonde o mesmo foi resgata-lo completamente debilitado.
Após isso
ele pegou um avião com destino a CUBA, em 23 de de outubro de 1966, o mesmo foi para as selvas  bolivianas tencionado a fazer mas uma revolução sendo essa mais um das muitas que ele fizera , contudo ele viajou primeiro pra Europa ,aonde tomou um avião com destino a São Paulo , para seguir para Corumbá, no Mato Grosso do Sul e de lá cruzou a fronteira com a Bolívia sem surpresas  no entanto a cia já havia tomado conhecimento do fato com uma boa rede de informantes assim estava tudo pronto uma perfeita emboscada o cerco fora fechado na floresta Nancahazu de forma gradativa até que, no dia 8 de outubro de 1967, Ele foi capturado no vilarejo de La Higuera. Che já havia sido atingido na perna por conta de uma bala e sua arma havia se tornado inoperante. Suas palavras célebres foram as seguintes não atirem eu sou Che eu valho mais vivo do que morto.
Foi levado  uma cabana no meio do mato. enquanto o guerrilheiro passou a noite tentando tratar dos seus ferimentos, alguns oficiais norte americanos diziam  que o próprio deveria morrer. o capitão Gary Prado chefe da companhia dos rangers, que capturou tomou diversas doses de Uísque e, sem que Che percebesse  o que iria acontecer lhe disparou vários tiros da sua metralhadora nas costas do revolucionário de baixo para cima mas ele apenas agonizava ainda não havia morrido então lhe deram um tiro fatal no coração , a bala também atravessou o pulmão
Mas
o seu calvário ainda não havia terminado.Os oficiais do alto escalão já haviam que Che seria enterrado sem ter direito a um funeral. para completar cortaram lhe a cabeça e as suas mãos foram mandadas para a Argentina para a análises de impressões digitais confirmando  para o mundo, para aqueles  não acreditassem na morte do  revolucionário.
Che  despede-se da vida e ntra para história.   
Artur Porto
fonte :( o livro os 50 maiores erros da humanidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário