sexta-feira, 9 de maio de 2014

MOVIMENTOS SOCIAIS EM PAUTA

          


Principalmente nos períodos que antecedem os anos eleitorais  as mobilizações   costumam  ocorrer  com maior frequência  em todos os pontos do país .  O movimento social é uma ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento.  Dessa forma  os movimentos sociais fazem explodir os conflitos já postos pela estrutura social geradora por si só de contradição entre elas a de classes.
Assim, para além das instituições democráticas como os partidos, as eleições e o parlamento, a existência dos movimentos sociais é de fundamental importância para a sociedade civil enquanto meio de manifestação e reivindicação.
A existência de um movimento social requer uma organização muito bem desenvolvida, o que demanda a mobilização de recursos e pessoas muito engajadas. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa. Em outras palavras, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira  de luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário