sexta-feira, 6 de junho de 2014

A ILUSÃO DO "DEPUTADO DA TERRA "

Adicionar legenda
°Você  sabe quais as atribuições de  um deputado  estadual?


Infelizmente  a maioria das pessoas  pensa  que  cabe ao  deputado  o assistencialismo,a realização de obras estruturantes  ou até que  elegendo um deputado da terra   significa que o mesmo terá condições  de  substituir  o que é de competência do governador  e do prefeito,    na realidade  ele é eleito para legislar.  Cabe , aqui  repetir que a ação parlamentar do deputado estadual é bastante restritiva porque não poderá legislar sobre temas  que contrariem a legislação federal. 
Legislar, no entanto  é a  principal função  do deputado,  aprovando as leis que regem o Estado , fiscalizar o executivo e legislar  sobre: Tributação, Orçamento, Consumo, Meio Ambiente, Esportes, etc.  desde que  as leis aprovadas não contrariem a legislação federal.
- Propor, Emendar, Alterar, Revogar e derrogar  Leis Estaduais, 
-Elaborar e Emendar  a Constituição Estadual
-Julgar anualmente  as contas apresentadas  pelo Governador
-Criar CPIs - Comissão Parlamentar de Inquérito
- Apresentar  e avaliar  projetos 
Não é função do deputado levar obras  para a sua região ou município, nem muito menos  praticar assistencialismo, usando do mandato que lhe foi conferido pelo povo, como moeda de  barganha ou chantagem na  hora  de  exercer suas atribuições em troca de favores do Governador, para respaldar suas bases politicas. 
A função do deputado não é  representar apenas sua cidade ou região de origem,  a identificação do deputado com a sua cidade ou região  só se justificaria se tivéssemos   um sistema distrital, o que não é o caso ,  Assim sendo  é irrelevante  no atual sistema  se  seu voto vai para o candidato  da  sua  cidade, região,  capital,  ou de qualquer outro lugar do estado . 
O relevante  é que o deputado exerça seu mandato de acordo com o que prescreve a constituição .
Isso  de  dizer que o filho  da terra, vota  no filho da terra é  balela, um tremendo besteirol.  Não  importa se seja  da cidade  ou de qualquer outro lugar  ainda que não votemos  nele, podemos e devemos  criticá-lo,  já que investido do  mandato parlamentar torna-se  representante de toda população.     
O que realmente precisamos   é acabar  com  a  politicagem  parlamentar e o analfabetismo político das pessoas   que continuam crendo  que  ele deva apenas satisfação  aos eleitores da sua  localidade  ou região. É uma pena que muitos dos "parlamentares  terra " demonstram  que nem   se apercebem da grandeza das atribuições de um verdadeiro parlamentar  e  ignoram que  são  representantes  de toda sociedade  do Estado pelo qual foi eleito  e não apenas de uma minoria. 

 Cabe aos candidatos e aos partidos políticos comprometidos  com as verdeiras mudanças    promoverem   seminários para esclarecer a população sobre  o que é da esfera  de autuação do executivo e do legislativo, e contribuir para  retirar essa falsa impressão de que cabe ao deputado  ser executor de obras  em detrimento da sua função primordial , fazer leis e fiscalizar os atos do executivo .

Quando um deputado  mostra a quantidade de obras que conseguiu para a sua região através do governo estadual , sinaliza que houve  uma  espécie  nociva de  prestígio que angariou junto ao governo  indicando uma   clara "troca de favores" e  "dependência" contrariando   o compromisso de independência  que o mandato lhe confere. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário