segunda-feira, 23 de junho de 2014

JOGO DE IMAGEM


"Ter muitos amigos é não ter nenhum" (Aristóteles)
Frequentemente   temos  dado uma  olhada  nas redes sociais, principalmente no face, e não é  difícil  observar  que a hipocrisia, a cara de pau  passaram a ser chamadas  de  “amizade”, “amigo”!  Quando olhamos de primeira  essas páginas  parece que o mundo e principalmente  aqui  em  Moreno onde  todos  ou ma grande maioria  se conhecem chegarmos a falsa impressão que na nossa  terrinha tudo é divino, maravilhoso e repleto de relação de  amizade! Ledo engano! Observamos que  alguns perfis estão lotados de pessoas denominadas “amigos, acrescidos a cada momento  de  “Fulano começou amizade com beltrano” 
Amigo é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa. O amigo é aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre, ou seja ,uma relação com via de mão dupla. E uma relação de amizade pressupõe reciprocidade. Pode acontecer de alguém ser uma pessoa amiga, afável, destinar um sentimento de amizade para outra, mas, caso esta não corresponda, não está configurada a relação amistosa muito menos de amizade. Já percebeu que muitos dos ditos "amigos"  não dão a mínima pra vc. Se ligue!
  É comum vermos o quanto esta palavra perdeu o  sentido, no momento em que observamos o quanto se fala sozinho na rede, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas mensagens de atenção e carinho simplesmente nem são lidas e servem apenas  para satisfazer o ego e  mostrar  aos visitantes do perfil o quanto , hipocritamente,  se é querido. Outra forma de  utilizar  o face  é no  culto à auto-imagem, refletindo  a  carência e necessidade da opinião do outro e da chamada "fingida  curtida"  .
A utilização   dessas mídias  deveriam se restringir   apenas   para  seguir   ou manter relações de amizade com quem  realmente  mereça ter o título de amigo.  Utilizar o termo “seguidores” ao invés de “amigos” seria muito mais sensato , mais apropriado, mais correto. 
Podemos até encontrar algumas pérolas, alguns poucos que possam fazer jus ao termo empregado, mas não nos iludamos. Não é o que busca a grande maioria dos participantes de redes. Atentemos quanto ao uso equivocado de tais palavras para que não causem uma falsa impressão de confiança e também para que, com o tempo, não percam de vez seu sentido original e verdadeiro.
No fenômeno recente das redes sociais portanto, raramente você é amigo de alguém tudo é uma questão de JOGO DE IMAGEM . É só uma coleção de pessoas com quem se tem contato e que muitas  vezes se vc  avaliar  deveria optar por  DELETAR.
Há muito tempo deixamos de fazer tal qual os antigos gregos, que valorizava a amizade, infelizmente  o mundo contemporâneo sofre com vínculos superficiais e repletos de hipocrisias .

Nenhum comentário:

Postar um comentário