sexta-feira, 6 de junho de 2014

Mahatma Gandhi: Líder pacifista indiano



Por seus pensamentos tão fortes e tão cheios de inspiração que conseguia calar a boca dos seus opositores. Quando precisava recorria  a jejuns, marchas e a desobediência civil ou seja estimulava o não pagamento dos impostos e o boicote aos produtos ingleses.

As rivalidades entre hindus e mulçumanos retardaram o processo de dar a liberdade ao povo indiano mas com o início da segunda guerra mundial Ele tornou a lutar pela retirada dos Britânicos do seu país. Só em 1947 os ingleses reconheceram a indepedência da Índia.

Mahtma Gandhi nasceu em Porbandar no dia 2 de outubro. Seu nome verdadeiro era Mohandas Karamechand .seu pai era um político local como era tradição na época por sua vez ele teve um casamento arrajando aos 13 anos de idade. Foi para Londres estudar direito somente em 1891 ele retorna ao seu país para com afinco exercer a sua profissão. Dois anos mais tarde vai para a África do Sul que também tem ascendência inglesa , onde inicia um movimento pacifista.
Terminada
a primeira guerra mundial a burguesia na índia desenvolveu forte movimento nacionalista, formando o partido do congresso nacional indiano tendo como líderes Gandhi e Jawaharlal Nahru  que  programa uma total autonomia no país ,uma confederação democrática e luta  para que todos os cidadãos tivessem direito a uma igualdade política para todas as raças, religiões  para uma melhor reforma administrativa e a modernização do estado.
Em
1922, houve uma revolta contra o aumento de impostos que reúne uma grande multidão que queima um posto policial e Ganghi é detido e condenado a seis anos de prisão.
Gandhi
aceitou a divisão do país e atrai o ódio dos nacionalistas. Um ano após conquistar a indepedência, foi morto a tiros por um hindu rebelde e suas cinzas foram jogadas no Rio Ganjes, local sagrado para os hindus. Um homem simples, que carregou no coração a crença de que um mundo melhor não se pode resumir em atitudes que pouco falem, aos olhos daqueles que querem a felicidade sem renunciar algo, nossas realidades não podem ser apagadas assim ,como os gregos faziam na época. Quando erravam faziam o espetáculo dos gladiadores nas grandes arenas e em cima disso ofereciam pão e circo para as pessoas se divertirem, com o derramamento de sangue inocente e as pessoas esqueciam assim por alguma horas os erros cometidos , não adianta mais fazermos esse falso moralismo , a sociedade acordou, as coisas estão diferentes, um grupo de pessoas elitizadas não age como se fossem leões na rua e jumentos na urna e ai eu me pergunto qual foi a pátria que me pariu de forma indissoluta ,em qual dos Brasis eu pertenço ao Brasil, da corrupção ,de um país cuja a violência predomina como uma prática comum nos dias atuais essa falta de pudor nos assusta ,um país que a educação é precária, o transporte público é uma vergonha etc...até quando vamos ter que presenciar pessoas mancharem o lema da nossa bandeira Ordem e Progresso.E uma pena que pessoas honestas como Joaquim Barbosa que estava julgando os crimes da câmara não seja levado tão a sério  é por conta de erros capitais como o que nós cometemos fazem com que não evoluamos ao contrário sempre viveremos nesse ostracismo de acharmos  que estamos caminhando rumo ao avanço de um mundo melhor, paremos  de
agir como se fossemos donos da verdade e do mundo como diria o Lavosier Na natureza nada se perde, tudo se transforma, o retrato da ignorância só acabará quando pessoas sérias dessa nação, resolverem trabalhar como se devem e como se dizem por ai colocando os verdadeiros culpados na cadeia. saiamos do mundo faz de conta e vivamos essa negra realidade que tanto nos escraviza como diz o lema da revolução francesa que nós lutemos por uma liberdade, igualdade e fraternidade só assim teremos a dignidade de dizermos que estamos andando com as nossas próprias pernas e assim faremos valer uma frase que tem no hino nacional Verás que um filho teu, jamais foge da luta.
ass: Artur Porto
fonte para o artigo : (internet site de pesquisa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário