quarta-feira, 4 de junho de 2014

MORENO VIVENCIANDO A REALIDADE DO PAÍS

 
Foto :  www.morenope.com
O  que acontece   em Moreno  não difere  da realidade a nível  estadual e  federal. A única diferença   é que   a  magnitude do colapso  social  começou  agora a nos atingir  de forma mais clara e contundente,  com  essas invasões  capitaneadas  pelos   "com terra  e  com teto ", que na  sua grande maioria  estão visando lucro futuro  com a venda das terras invadidas.  Não  adiante   a  tentativa de muitos oportunistas de plantão que começam  a    crucificar   seus  "opositores de conveniência" e recentes  aliados,  num jogo de "ceninha  barata" de  toda a  culpa  por essa situação , quando  na realidade são todos farinha do mesmo saco  e  que  contribuíram   para  o caos  que  está se instalando. 
Vemos na realidade   que  ao longo  dos anos  , as instituições que dão supedâneo ao regime democrático estão completamente  desgastadas; as autoridades sendo desmoralizadas perante a sociedade; a classe política totalmente desacreditada  e  os movimentos sociais reivindicatórios, sendo infiltrados por baderneiros financiados por partidos  políticos  e  líderes oportunista.Resumindo: O CAOS   SE APROXIMA!!!
No caso  especifico  dos assentamento de  pequenas  áreas de terra , sabemos  que não adianta  tapar o sol com  peneira, a própria ideia de dar pequenos pedaços de terra para famílias sem  um modelo  de  gestão, infraestrutura e  acompanhamento   é uma coisa ultrapassada e inútil. O “valor presente” da terra é  muitas vezes maior do que o fluxo de receitas que é  possível ser gerado em uma pequena propriedade rural na agricultura moderna. Tudo, com exceção talvez de culturas que são muito intensivas em capital e conhecimento, exigindo escala para dar lucro, caso contrário   não sobrevive  . É  por isso  que vemos com frequencia   aqueles que  ganham um pequeno pedaço de terra do governo  vende-los  logo em seguida  devido a vários  fatores inclusive  a  sua inviabilidade econômica por conta   desse nosso cruel e perverso sistema econômico,é  justamente por isso que o fazem! É dificílimo levar um pequeno sitio pelo menos  ao “empate "- sem perder nem ganhar”. Imagine se a pessoa encarregada tiver um baixíssimo nível cultural.
 A reforma agrária como vem sendo feita  vicia os trabalhadores transformando-os  em mercenários  e a continuidade  desse modelo  se restringe  apenas a  um fenômeno de cunho cultural e político. 
Só isso!
 Sem  nenhum  sentido econômico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário