segunda-feira, 2 de junho de 2014

O ELEITOR É QUEM REFERENDA



Na medida que o Calendário Eleitoral se aproxima, vereadores, deputados e demais políticos se articulam intensamente na procura de apoios visando o sucesso eleitoral. Após uma análise desse cenário, avaliam como um comportamento comum o ato de deixar a ideologia partidária em segundo plano para buscar a manutenção de alianças que possibilitem uma maior atração de votos. Apesar da fidelidade partidária ter tentado inibir a troca de legendas, membros de vários partidos parecem não se preocupar com o fortalecimento das siglas a que pertencem quando o assunto é assegurar o apoio ao padrinho ou afilhado político. 
 O eleitor é quem referenda esse quadro na medida em que a maioria da população pouco se importa com o partido ao qual o candidato é filiado. A maioria dos eleitores está muito mais preocupada em saber o que aquele candidato fez ou não. Ou seja, o eleitor comum está muito mais atento com a folha corrida do sujeito do que com o perfil ideológico que ele defende.
Com raríssimas exceções, a maioria das legendas são esvaziadas de ideologia.  Os demais membros se filiam ao partido muito mais para garantirem o apoio de uma liderança do que pelo compromisso programático. Esse é o retrato da nossa realidade  onde vemos  os ditos militantes político  de forma vergonhosa, passam a apoiar figuras  que em recentes  campanhas eram  tidos como arqui-inimigos e que de uma hora para outra  tornarem-se  seus  candidatos demonstrando uma total falta de bom senso. São representantes que navegam de acordo com interesses de determinadas lideranças e, muitas vezes, de interesses meramente particulares" .
 Lamentamos que essa realidade tenha forte peso para o crescimento do descrédito da população em relação à política partidária que a cada dia torna-se  mal vista por todos, porque a maioria, em vez de fazer uma ação em busca dos interesses da sociedade que eles representam, muitas vezes, se preocupa em garantir apenas  os interesses pessoais ou  de pequenos grupos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário