terça-feira, 17 de junho de 2014

PREVISÕES DE UMA COPA COMPLICADA


 
Não tenho bola de cristal nem sou discípulo de Mãe Dinah, mas vou tentar aqui tecer minhas considerações sobre o desempenho de nossa seleção brasileira na copa do mundo.
Não diferente de outros mundiais, a meu ver o que vai pesar na balança será o fator psicológico dos jogadores. Time competitivo, jogadores capazes de desequilibrar uma partida o Brasil tem, no entanto a pressão nesta copa será imensa, tanto pelo fantasma da copa de 1950 em que o Brasil decepcionou ao perder à final em pleno Maracanã para o Uruguai, como também pelo momento político e social, com manifestações espalhadas por todo Brasil de pessoas revoltadas com o descalabro dos custos exorbitantes com estádios e das obras inacabadas de infra estrutura e outras nem iniciadas. Imaginem como pesa na mente do jogador, e consequentemente nas pernas, a possibilidade de uma eliminação precoce que poderá desencadear ainda mais protestos até o fim da competição num país que já se encontra em estado de ebulição.
Esta possibilidade de uma eliminação precoce não está de toda descartada, uma vez que Pelé teve o azar de sortear duas pedreiras como possíveis adversários do Brasil na segunda fase, “Holanda” e “Espanha”. Sim, Holanda, daquele amigo do Batman, o Robin, que tem um drible mequetrefe, mas que nenhum jogador é capaz de marcar. Além disso, fomos eliminados por eles na última copa. E não me venham também com o argumento que a Espanha perdeu de goleada para o Brasil no ano passado na copa das confederações. Naquele torneiozinho de meia tigela os espanhóis só estavam focados nas “Belas Marias” da praia de Boa Viagem. Agora o foco será única e exclusivamente o futebol. Quer dizer: eu acho!!!
Não será difícil prever que a nossa presidenta Dilma e o presidente da Fifa, o Blatter, serão mais uma vez vaiados na abertura da Copa. Está claro também que a Globo fará o possível e o impossível para promover a Copa e conquistar a parcela da população que não está nem aí para o evento. Minha intuição aponta para que nós, amantes aficionados do futebol, teremos que estar explicando a parentes e amigos torcedores de última hora sobre regras básicas como impedimentos, penalidades, etc. justamente na hora dos comentários de Casagrande e Juninho Pernambucano. Também não será difícil prever os possíveis campeões: Além do Brasil do Neymar (se conseguirem dominar o emocional), a Argentina do autista craque de bola Messi, a Alemanha do Corcunda de Notre Dami Özil e a Itália do marrento Balotelli.
Como vocês veem, minhas previsões são todas tratadas no campo das possibilidades. Eu, que não sou bobo nem nada, não vou cair na ingenuidade de asseverar com exatidão o que vai acontecer. Assim também é a estratégia de todos os gurus clarividentes, não é mesmo? Mas uma coisa eu ´posso asseverar: não irei ficar em cima do muro ou torcendo por uma seleção de outro País. Estarei torcendo pelo Brasil, pois tenho um motivo mais do que justo: Não encontrarei mais torcedores alvirrubros gritando aos quatro ventos – “ Hexa é Luxo”.
Um bom recesso de copa a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário