sábado, 21 de junho de 2014

Rui Barbosa:a águia de Haia

Rui Barbosa foi político , diplomata e jurista brasileiro. Foi o primeiro membro da Academia brasileira de letras .Foi embaixador do Brasil na conferência  de  paz  em Haia e considerado um dos sete sábios desse encontro e recebeu o título de Águia  de Haia o mesmo nasceu em Salvador(Bahia) filho de João José Barbosa de Oliveira ,médico e diretor  da instrução Pública da Bahia.

Aos quinze anos já se preparava para estudar advocacia. Por ser muito novo passou um ano estudando alemão, lendo juristas e obras da biblioteca médica de seu pai Posteriore a isso começa a se preparar para ser um exímio advogado ingressou na faculdade de direito do Recife onde participa de assossiações abolicionistas terminando o curso na faculdade de direito do Largo de São Francisco em SP.
Em outubro de 1870 regressava a Salvador e com a morte do seu pai passou a trabalhar como secretário da Santa Casa de Misericórdia. Membro do partido liberal, participava de comícios defendendo o programa de seu partido em 21 de outubro de 1876 se casou com Maria Augusta Viana Bandeira . No ano seguinte foi eleito deputado provincial pela Bahia em 1879 foi eleito para assembléia geral da Corte.
Instalada a república, Rui Barbosa para ocupar a pasta da fazenda . Redigiu o projeto da carta constitucional. Com a dissolução do congresso pelo presidente Deodoro, abandonou o cargo que ocupava passando para a oposição  em 1893  se viu envolvido  na revolução armada, em virtude da qual exilado esteve na Argentina, Portugal, França e Inglaterra e após tudo isso regressou ao Brasil, foi eleito Senador em 1895, a situação política se tornou grave. Principalmente na Europa a ameaça de guerra era iminente  foi designado embaixador com  a finalidade de discutir a paz mundial.
Foi  duas vezes candidato pela presidência e foi derrotado pela primeira vez  por Marechal Hermes da Fonseca  e na segunda vez por Epitácio Pessoa, faleceu em Petrópolis (RJ). Seus restos mortais foram enterrados, na galeria subterrânea do Palácio da Justiça.
Artur Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário