terça-feira, 24 de junho de 2014

SERÁ QUE ESTAMOS REALMENTE EVOLUINDO?

 
Parece que  temos a necessidade de cultuar. A principio  cultuávamos a natureza, depois  fomos criando deuses relacionados a ela para cultuar, criamos imagens para eles, pintamos cavernas, pirâmides e esculpimos suas formas em argila e pedra.
O tempo passou  e continuamos a  cultuando os humanos que nos dominavam: reis, rainhas, imperadores, sacerdotes e afins. As pessoas se reuniam para vê-los passar, para beijar suas mãos, para pedir bênçãos, para ter qualquer tipo de proximidade com aqueles que detinham o poder, que espelhavam aquilo que todos sonhavam ter sido, mas não tiveram a oportunidade 
Apesar  de hoje vivemos em um mundo em que, ao menos teoricamente, qualquer um pode se tornar rico ou famoso, seja pela sua habilidade futebolística, talento musical e artístico, pela beleza, pela sorte de apostar os números certos na loteria, pelo espírito empreendedor e, porque não, pela habilidade de praticar golpes e falcatruas afins continuamos cultuando  pessoas, que se tornam um exemplo de sucesso, que conquistam aquilo que gostaríamos de ter conquistado.
Como se não bastasse vermos  um bando de babacas que idolatram pessoas e objetos, ainda presenciamos a babaquice chegar a níveis extremos, com direto a   desmaios em shows de cantor famaso , brigas e até  morte  por infarto  de torcedores  em campo de futebol ou um bando  de fãs enlouquecidos brigarem  para ficar na frente do palco, tirar uma foto com algum artista, acampar durante dias na fila de entrada de um show de cantor internacional ou coisa parecida.
Até entendo este fenômeno entre adolescentes – a confusão de hormônios deixa a gente meio sensível e meio fanático por certos ídolos, mas eu tenho me preocupado com essa atitude nos adultos. Será que estamos realmente evoluindo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário