sábado, 12 de julho de 2014

SOCIEDADE CIVIL E TERCEIRO SETOR - 2ª Parte

2ª - Neoliberalismo


Marília Rufino 
Pensar no neoliberalismo significa lembrar dos impactos sofridos no mundo do trabalho, sejam esses impactos na estrutura, nos contratos e em diversos setores. Dessa forma, para entendermos melhor, faz-se necessário relembrar que nos anos 50-60 houve o tão conhecido toyotismo, onde a empresa japonesa enfrentava crises financeiras. A solução era “simplesmente” reduzir os custos de produção de forma diferente.
Neste âmbito, ocorre o desenvolvimento tecnológico e consequentemente a substituição da mão-de-obra pela máquina, e as conseqüências de toda essa mudança resulta no desemprego estrutural; alteração das relações trabalhistas (subcontratação); funcionários contratados por serviços prestados e flexibilização. A terceirização dos serviços também faz parte dessa discussão porque estabelece uma relação de subcontratação, a partir do momento que a empresa-matriz subcontrata demais serviços e com um custo mais barato, acarretando em um lucro maior. Mas o que é mais preocupante nisso tudo são os atores envolvidos e as formas de trabalho ao qual estão submetidos, a partir do momento que têm os seus direitos trabalhistas sucumbidos pela ganância de quem os “emprega”.
Vale ressaltar que toda essa reflexão perpassa pelo entendimento da minimização do Estado, onde este não participa de forma completa e por conseqüência a privatização é sempre a melhor solução.
Marília Rufino

Nenhum comentário:

Postar um comentário