sexta-feira, 4 de julho de 2014

O CIÚME TEMPERA OU PREJUDICA A RELAÇÃO?


Márcia Firmino


Ciúmes segundo o dicionário é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade."  Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito analítico do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - o que faz criar tumulto.
É um sentimento instintivo e natural, muito marcado pelo medo real ou irreal, medo de perder a pessoa amada. Esse medo gera desconfiança no outro ou em si mesmo, e quando exagerado pode se tornar em uma obsessão.
A explicação psicológica do ciúme pode ser uma persistência de mecanismos psicológicos infantis, como o apego aos pais que aparece por volta do primeiro ano de vida ou como consequência do Complexo de Édipo não resolvido ; entre os quatro e seis anos de idade, a criança se identifica com o progenitor do mesmo sexo e simultaneamente tem ciúmes dele pela atracão que ele exerce sobre o outro membro do casal; já na idade adulta, essas frustrações podem reaparecer sob a forma de uma possessividade em relação ao parceiro, ou mesmo uma paranoia. 
Pois é... O ciúme apesar de muitas pessoas falar que não tem, mais no fundo tem sim. E pode até doer bastante quando estimulado. mas existe situações que não é admissível, ter ciúmes da família, da mãe, dos irmão... mas, das ex é impossível...
Já vi que é prejudicial sim, que ciúmes não é tempero de nada, só faz gerar conflito, se a pessoa ama, não é preciso nada pra lhe chamar atenção, e não vai ser ninguém que vai tirar seu foco. Se apareceu alguém que fez o outro respirar forte... pode acreditar, essa pessoa não merece você, continua seguindo seu caminho que um dia você vai achar quem te merece.
Há... já ia esquecendo, um pouco de tempero só é bom a gosto... lembre-se tempero demais só estraga a comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário