sábado, 12 de julho de 2014

SOCIEDADE CIVIL E TERCEIRO SETOR - Final


3 -Terceiro Setor

Existe um estímulo para a existência do terceiro setor, a partir do momento que ele é composto pela sociedade civil, acarretando na mínima atuação do Estado. Dessa forma, fica claro que o terceiro setor faz parte do neoliberalismo.
Com o  chamado “terceiro setor”, desenvolveu-se, no Brasil, uma legislação fundamentalmente nos últimos anos, que tem ajudado à criação e operação de certas entidades privadas com “interesse público”, não-governamentais” e “sem fins lucrativos”, como corolário e justificativa para o processo neoliberal de desresponsabilização do Estado. 
Diante do exposto, as organizações não-governamentais dependem de financiamentos do próprio Estado ou de empresas capitalistas, que “entram” como parceiras, a fim de obterem também visibilidade e conquistarem espaço na sociedade. As ONGs devem se adequar às condições, interesses e orientações das entidades financiadoras. Elas devem ser dependentes do Estado, com governos neoliberais e controlados por eles e pelas empresas capitalistas, para assim, obterem financiamento. Na verdade, elas devem ser “instrumentos” destas entidades, adequados aos seus interesses. Toda ONG fora desta relação de dependência parece ser ameaçadora.
No que se refere a atuação das empresas junto as organizações não-governamentais, é importante frisar que o maior interesse nessa área é fortalecer o capitalismo e por sua vez o aumento do desemprego e a precarização, a fim de fortalecer a suas próprias  vendas.
 A chamada “responsabilidade social” nada mais é que uma reatualização da“velha filantropia burguesa”, articulada a uma original forma de “marketing social”; que em conjunto amplia largamente os lucros capitalistas. 
Portanto, as ONGs têm servido como fonte de emprego para muitos, mas é nítida a falta de estabilidade que esses trabalhadores possuem neste contexto complexo. Elas também representam lucro, pois se gasta menos com o pessoal, ou seja, existem mais voluntários.

Considerações Finais

Em síntese, o estudo sobre a sociedade civil e as mudanças ocorridas em seu seio, trazem subsídios para o estudo e pesquisa, na busca de compreender o que de fato tem ocorrido. Dessa forma, gostaria de ressaltar que o entendimento da sociedade civil e do terceiro setor na perspectiva neoliberal, contribuiu para o avanço do conhecimento em determinada área. Nessa direção, reafirmo a importância do estudo em destaque e a importante contribuição deste trabalho para melhor esclarecimento dos reais interesses do capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário