sexta-feira, 11 de julho de 2014

SOCIEDADE CIVIL E TERCEIRO SETOR - 1ª Parte

O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão acerca da sociedade civil e o terceiro setor. Neste sentido, o artigo está dividido em três abordagens: 1ª- sociedade civil; 2ª-neoliberalismo e 3ª- terceiro setor. O estudo se baseia no entendimento de que o neoliberalismo tem forte influência na sociedade e por isso é de suma importância entendê-lo entre os extremos. A partir disso, tracei a discussão, a fim de estabelecer maior coerência e clareza.




1-Sociedade Civil



Marília Rufino 
 Sociedade Civil é conceituada popularmente como: uma expressão que indica o conjunto de organizações e instituições cívicas voluntárias que constituem as bases de uma sociedade em funcionamento, em oposição com estruturas que são ajudadas pelo Estado. Existem várias definições de sociedade civil, mas a linha filosófica que iremos seguir é do político italiano Antonio Gramsci, que acreditava que o Estado não deveria ser visto apenas como Governo. Gramsci faz a separação de Estado em sociedade política e a sociedade civil. Segundo Gramsci, a sociedade política é concernente às instituições políticas e o controle legal e constitucional que desempenham.

Uma das dimensões analíticas de fundo na visão gramsciana sociedade civil é um conceito complexo, com o qual se pode atingir a realidade contemporânea. Mas é também um projeto político, compreensivo, com o qual se pode tentar modificar a realidade.
A sociedade política está constituída pelos órgãos das superestruturas encarregados de implementar a função de coerção e domínio, a passo que a sociedade civil é conformada pelo conjunto de organismos, usualmente considerados “privados”, que possibilitam a direção intelectual e moral da sociedade, mediante a formação do consenso e a adesão das massas. A trama da sociedade civil é formada por múltiplas organizações sociais, de caráter cultural, educativo e religioso, mas também político e inclusive econômico. Por seu intermédio, difundem-se a ideologia, os interesses e os valores da classe que domina o Estado, e se articulam o consenso e a direção intelectual e moral do conjunto social. Nela se forma a vontade coletiva, se articula a estrutura material da cultura e se organiza o consentimento e a adesão das classes dominantes. 
A sociedade civil serve para que se faça oposição ao capitalismo, e para que se apresentem estratégias de coexistência com o mercado, para que se proponham programas democráticos e para que se validem propostas de reforma gerencial no âmbito das políticas públicas. Assim a sociedade civil é vista como uma estrutura não-estatal ou privado, que pode incluir a economia.
 A sociedade política tem a força e a sociedade civil o consentimento.
Marília  Rufino

Continua na próxima postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário