segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Jô Soares : O amante das artes

 

José Eugênio Soares
mais conhecido como Jô Soares nasceu no Rio de Janeiro  no dia 16 de novembro de de 1938  é um humorista, apresentador de televisão , escritor , artista plástico , dramaturgo, diretor teatral , ator, músico e pintor
atualmente apresenta o programa do Jô que é exibido pela Globo , no dia 25 de julho foi internado no hospital Sírio _ Libanês , para tratar de uma pneumonia permanecendo no hospital por 22 dias.
Primeiros anos
Filho do empresário paraibano Orlando Soares  e da dona de casa  Mercedes Leal o mesmo por sua vez queria ser diplomata quando criança . estudou no colégio de São Bento a instituição se localiza no Rio de Janeiro , com este objetivo .
Porém
percebeu que o senso de humor apurado e a criatividade inata o apontavam para outra direção .
Carreira
Detentor de um talento versátil , além de atuar , dirigir , escrever roteiros , livros e peças de teatro .  ele por sua vez é apreciador do jazz  e chegou a apresentar um programa  de rádio AM na extinta Jornal do Brasil, e de uma outra aparição só que dessa vez na Antena 1 que depois também viria fechar, todavia os  seguintes  anos viriam a serem decisivos em sua carreira.
Em 1967   a família Trapo roteirizava ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega e atuava como Gordon
Em 1970 o programa da vez era faça humor  não faça guerra foi um dos seus primeiros programas na rede Globo de televisão  o programa foi feito, em meio a guerra fria  e ao conflito no Vietnã
No
ano seguinte já em 1973 um novo programa surgia no horário nobre que  tinha a direção de Max  Nunes , Augusto César Vanucci e Haroldo Barbosa  a atração satirizava o título do filme do Frederico Fellini , contudo diziam que era a sátira da comunicação num mundo que tinha virado uma aldeia global, expressão que teve na moda depois dos primeiros anos da televisão via satélite.
O
ano de 1976 teve o programa que se chamava Planeta dos Homens programa este que fazia uma sátira ao filme  Planeta dos macacos  o programa foi tido como um dos maiores  marcos da televisão brasileira  o programa tinha altos índices de ibope e contava com o roteiro  de Haroldo Barbosa
mas o ápice da sua carreira viria no ano de 1981  com o programa Viva o gordo que por sua vez este foi o seu primeiro programa solo e tinha roteiros sempre muito bem elaborados . Tinha como sua principal marca nesse programa fazer uma sátira golpe militar que ocorreu por sua vez em 1964 .
uma Participação no Chico Anysio  Show em 1982.
Fez comentários no Jornal da Globo até1987
em 2000 faz uma participação no programa sai de baixo
Críticas a Rede Globo
No ano de 1987  no troféu impressa do SBT o qual venceu como melhor apresentador e humorista , no  mesmo momento ele pede licença a Silvio Santos para ler um artigo que havia sido publicado no dia anterior. No Jornal do Brasil , onde faz duras críticas a Rede Globo e além disso revela a megalomania de Boni .
Em 1947 os grandes produtores de Hollywood se reuniram no hotel que fica em Nova York e resolveram que artistas com tendências políticas  em desacordo com seu ideário não trabalhariam mais não trabalharia mais em filmes . Surgia a lista Negra e a consequente caça as bruxas . Em pouco tempo não somente radicais  ou liberais eram perseguidos quaisquer artistas que desagradassem seus chefes de estúdio . Esses eram listados e sendo assim não conseguiam mais trabalho . Com um impecável senso de responsabilidade e oportunidade ,  a emissora do Boni  escolheu o momento da constituinte  sendo proibido até mesmo de fazer comerciais  sob a ameaça de que estes anunciantes de que estes não serão veiculados como a rede detém quase todo o monopólio do mercado.
Esse
artigo nada é do que uma justa homenagem a um brasileiro que tanto leva alegria aos nossos, humildes lares levando o lado nobre da vida com uma pitada, bem dosada de um humor refinado fica sempre nas nossas memórias o brilhantismo do cara que faz arte com prazer nesse caso um brinde ao mestre : Jô Soares.
ass: Artur Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário