sexta-feira, 29 de agosto de 2014

POLÍTICA É .......?.....!


Paulo Cezar

Votar conscientemente deveria ser algo comum para todo mundo . Mas, infelizmente, o que se vê é uma infinidade de eleitores escolhendo candidatos por diversos motivos que deveriam ser secundários. Porque é amigo, para “dar uma força”, porque foi indicado por um cacique politico , muitas vezes se elege para cargos públicos alguém cujo eleitor nem mesmo sabe quais são as propostas de governo.
Apesar da leviandade com que é tratada, a política é um assunto sério. Ela define as Leis, que organizam a vida na nossa cidade , estado  e  no país . São os representantes do povo, eleitos democraticamente, que administram o dinheiro público, dentre diversas outras atribuições à eles conferidas.
Saber votar não se resume apenas a ficar atento ao que ouve ou lê em época de campanha eleitoral. É preciso muito mais. Pesquisar notícias recentes e antigas sobre o candidato pelo qual se está propenso a votar é uma ação fundamental. Checar os dados públicos do candidato, procurar entender as propostas e, se possível, checar se as propostas das eleições passadas foram cumpridas, caso o candidato já tenha sido eleito em outras oportunidades. 
E o partido?
 Muitos eleitores garantem que não votam no partido, mas, sim, no candidato. Vale a pena dar poder a alguém que pertence a um grupo com passado sujo (ou pior ainda, o presente)?
 É necessário identificar se o político possui a “cara” do partido ou se o partido tem a “cara” do político. Votar bem dá um pouco mais de trabalho, mas traz resultados positivos.
Essas dicas tornam mais fáceis, a sua escolha . Com a internet, é possível também tentar uma aproximação com o candidato, enviando mensagens por e-mail e redes sociais. O candidato que se aventura no meio digital deve estar disponível para a interação que a internet exige. Se não for assim, estará apenas  “fazendo volume” e  contribuindo para a mesmice. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário